segunda-feira, dezembro 03, 2007

As Tunas Académicas...


Pois ontem encontramos um grupo desses a se apresentar em frente ao Centro Comercial Vasco da Gama.
O Arsénio, como bom "alfacinha da gema", explicou o que são. Diz tratar-se de um conjunto formado por estudantes do ensino superior, que compõe e tocam músicas muito parecidas com o fado e com as músicas populares portuguesas, vestidos com o traje acadêmico.
É uma tradição secular, que parece ter começado em Coimbra e depois se alastrou em Portugal. A primeira Tuna formou-se em Coimbra, a partir da visita da Tuna de Santiago de Compostela e depois da Tuna de Salamanca e foi chamada Tuna Académica de Coimbra ou Estudantina Universitária de Coimbra.
Enquanto cantam, valendo-se de seus dotes artísticos, angariam fundos para seus estudos e folias.

Abaixo, uma breve explicação sobre a origem das Tunas, encontrada no google.

As explicações que estão aqui avançadas são baseadas em factos documentais, outras ilações de senso comum e outras ainda, lendas que vão passando por tradição oral de geração em geração, de tuna em tuna.
Terá no ano de 1212, em Espanha, surgido o primeiro "Studium Generale" que seria o antecessor das actuais Universidades. Pouco tempo depois, D. Diniz manda construir os Estudos Gerais de Lisboa (1285) que, devido a diversos problemas entre a população e os estudantes foram transferidos pouco depois para Coimbra - surgindo a primeira Universidade Portuguesa (com esta designação).
Aos Estudos Gerais que foram sendo criados acediam jovens de todo o país e mesmo de outros países vizinhos. Assim surgem, em Espanha, os Sopistas, predecessores dos actuais Tunos.
Os Sopistas eram estudantes pobres que, com as suas músicas, simpatia e brincadeiras percorriam casas nobres, conventos, ruas e praças em troca, muitas vezes, de um prato de sopa (daí o seu nome - sopistas) ou de uma moeda que os ajudasse a custear os estudos. Quando caía a noite e tocavam os sinos de recolha cantavam serenatas às donzelas que queriam conquistar, sendo, muitas vezes, perseguidos pelas policias universitárias (visto que o recolher era obrigatório para os estudantes). Daí que os sopistas começaram a utilizar longas capas negras para, na noite escura, se poderem esconder dos polícias.
Os Sopistas, eram conhecidos por transportarem sempre consigo um garfo e uma colher de madeira, o que lhes permitia comer em qualquer lado. Assim, quando se formaram as primeiras Tunas, ainda com muitas tradições sopistas, os símbolos adoptados (essencialmente em Espanha) foram, justamente a colher e o garfo de madeira.


Segundo o Arsénio, hoje as Tunas são uma tradição em todo o país, mas já não têm a graça e o encanto de que se lembra, quando menino.Como todasa as coisas e como o próprio fado...com o tempo acabam por se modernizar.

Ou é a gente que vai ficando cada vez mais saudosista? Sinceramente...não sei...Pode ser...

Excelente dia prá todos! E uma semana maravilhosa.


Nenhum comentário: