domingo, fevereiro 03, 2008

Reguengos e o castelo de Monsaraz - Sábado

Aldeia de Monsaraz, Castelo.

Uma estanheira.


Artesanato em madeira.

Uma das torres do Castelo e as arquibancadas da praça de touros. No fundo, o cenário do Alqueva.

Passeio na chuva...Manuel e Graciete.

A Aldeia de Monsaraz.
As bifanas crocantes do Café Boavista, em Vendas Novas.

Leva-se pouco tempo até chegar a Reguengos. Cerca de 2 horas de Lisboa. As estradas para o Alentejo se parecem muito com os nossos cenários do sul do Rio Grande do Sul. Vê-se longe. As casas, a maioria delas, são baixas e caiadas de branco, com detalhes em amarelo ou azul. É mesmo muito peculiar. Pegamos chuva no caminho. E depois na volta. Mas mesmo assim visitamos os tios e depois fomos almoçar em Monsaraz, num restaurante muito simpático, dentro do castelo. Comida simples e boa.

Na ida passamos em Vendas Novas por causa das bifanas do Café Boavista, parada obrigatória das nossas viagens pro Alentejo e de grande parte das pessoas que viajam por ali. Por isso a viagem até Reguengos levou mais meia hora.
Deviam estar boas, como sempre, mas desta vez não comi. Ando na dieta, lembram?
Pois é...só um descafeinado prá não fazer desfeita. Hummmm...
Mas fotografei. E aí estão.
Tinha esquecido do detalhe, quando falei delas noutro dia. O pão é levemente aquecido e fica um tantinho crocante. Realmente, uma delícia.


O Castelo de Monsaraz é bonito, as ruas muito arrumadinhas, as casas muito cuidadas. A igreja está super bem conservada. Há quatro restaurantes no interior do Castelo. E lojas de artesanato, snacks, pensões onde alugam quartos, tudo super organizado e limpo. De resto, a estrutura necessária para que tudo funcione.


Pena a chuva atrapalhar, mesmo assim conseguimos visitar os pontos de interesse. Na igreja, como sempre faço, toda a vez que entro numa pela primeira vez, acendi uma velinha para os meus filhos, netinhos, minha família, meus amigos, todas as pessoas de que me lembrei. Sempre peço muita proteção, saúde, amor, alegria e tudo o que houver de bom.


Almoçamos borrego assado com batatas, regado a um bom vinho branco de Reguengos. Depois a sobremesa foi um bolo típico da região, o Bolo Rançoso, que de rançoso só tem o nome. É feito com gila, pinhão e mel. Deve haver outros ingredientes, mas não sei quais. O que sei é que esse mereceu a saída temporária da famigerada dieta.

O Restaurante Lumumba é simples e aconchegante. Não cabe muitas pessoas. Tem uma esplanada que dá para uma belíssima vista do Alqueva.

Na parede uma estanheira, que é uma espécie de estante onde se colocam pratos decorativos, pintados à mão, ambos peças tradicionais alentejanas.

Foi um belo passeio, mesmo com a chuva.

Nenhum comentário: