sexta-feira, fevereiro 01, 2008

O sábado...Reguengos e as bifanas de Vendas Novas.



Uma bifana.


Monsaraz.

Amanhã vamos descer em direção ao Alentejo. Visitar os tios do Arsénio em Reguengos. Depois almoçar em Monsaraz.
Mas é claro que na ida havemos de passar em Vendas Novas para saborear uma ou duas bifanas espetaculares e uma cervejoca ou um sumo. Se não for uma imperial. Depois uma bica. No meu caso, um descafeinado. É o nosso pequeno-almoço.
E o meu regime? Prás cucuias, decerto...É sábado e é meio carnaval.
Marcamos a saída de Lisboa para as 8 da manhã. Por que será?
Acho que o único motivo de força maior para fazer com que o Arsénio levante cedo num sábado, de bom grado, é saber que há bifanas pelo caminho. E é claro que toda a ida em direção ao Alentejo passa, necessariamente, por Vendas Novas. Mesmo que hajam muitos caminhos, é por ali que sempre vamos. Se não for, a gente desvia e vai na mesma.
E, se calhar, na volta também havemos de voltar por ali.
Hã?
O que são as bifanas?
Nada de especial, juro. Um pão tipo cervejinha aberto ao meio, com um bife bem fininho de carne de porco, passado na hora, ultraquente. Às vezes, cortam-nas ao meio. E no caso do Arsénio, ainda leva um pouco de mostarda por cima. Não bem por cima, abre a tampa e mete-lhe a mostarda lá dentro, por cima da carne.
Se é gostoso?
É.
Muito.
Mas acho mesmo que é mais pela tradição de comer bifanas exatamente naquele lugar.
Digo eu...

Um comentário:

Anônimo disse...

As bifanas de Vendas Novas ainda não têm tradição. Têm poucos anos, só que, de tão boas que são, foram granjeando fama. E é assim que todos os caminhos convergem para Vendas Novas...