quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Olha só, deu urtiga na minha horta! Pode?


E eu ali, bem faceira, cuidando, regando dia sim, dia não, toda exibida com a minha plantação.
De uns três dias prá cá, achei que algumas estavam se sobressaindo demasiado, mas nunca ia pensar que eram urtigas. De uma hora prá outra, começaram a crescer como a gente diz lá no sul do sul, tipo bicho.
O Arsénio ainda tentou me chamar à atenção... isso até parece urtiga!
Mas eu, né...nem te ligo. Toda sabichona das plantações e tal, criada em Domingos Petrolini, plantando cebolinho e tudo...
Bom, prá encurtar o "causo". Eram urtigas. E das brabas. E dei por elas da forma mais dolorosa possível.
Ontem fui passar o dedinho numa folha daquelas todas cheias de recortes bem lindos e ui! A coisa me queimou. Foi daí que vi que as folhas tinham uns "fincos", como diz a Carol. E essa porcaria arde que só vendo. Aliás, só sentindo.
Tive que colocar as luvas de florista-metida-a-equipada, daquelas que têm umas bolinhas emborrachadas, com motivos florais e tudo, baita balaca, só vendo. E dá-lhe arrancar as malditas pela raíz. E o Arsénio a comentar...eu bem falei que isso me parecia urtiga...mas eu não sou moço da roça...
Claro, depois é que fui me dar conta, pegamos a terra lá na mata do bairro da Petrogal, ia ser bom se estivesse limpinha, né...
Pobre do Seu Manuel, tão solícito, ainda me ajudou a juntar, colocar no balde e tudo, prá eu trazer prá casa. Depois fiquei fazendo adubo, com cascas de frutas e de legumes, mexendo e remexendo, todo o santo dia, toda entendida.
Até parece que tô vendo a cara que ele vai fazer quando eu contar o que aconteceu. Vai dar muita risada, disso sei.
Bela horta!
Por sorte ainda não tinha resolvido usar as salsas e os coentros, mas aí também há algo muito curioso. Não sei explicar porque, mas as urtigas só nasceram nos vasos onde plantei flores. Nos vasos das salsas, dos coentros e dos cerefólios, nada de urtigas. Por que será?
De qualquer maneira, limpei tudo direitinho e agora já se pode ver as plantas que estavam por baixo, crescendo como deve ser. Logo devemos ter amores-perfeitos, margaridinhas e miosótis.
Isso se não aparecer mais nenhuma praga. Cala-te boca!

Ah...detalhe mais do que importante. Claro que também não sou lá tudo isso de retardada. As urtigas daqui não se parecem nem de longe com as nossas, bem entendido.
Portanto, estou meio perdoada.
Vale?

Até a próxima.

Nenhum comentário: