sábado, março 29, 2008

Disse...

Que ia comentar as revistas VISÃO e FOCUS desta semana. Mas...bah...sei lá, não tem muita coisa que se preste a isso.
Na VISÃO, a matéria de capa é o terror do Carjacking - o roubo violento dos automóveis, como o crime que mais cresce em Portugal.
Umas pinceladas sobre a epidemia de Dengue no Rio de Janeiro (aqui dizem que tá sem controle), matéria sobre a revolta no Tibet e algumas colunas falando sobre a violência nas escolas (nomeadamente o caso da aluna que se engalfinhou com a professora dentro da sala de aula, numa escola da cidade do Porto, por causa de um telemóvel = celular). Em resumo, todos pasmos com o que anda acontecendo dentro das escolas. Os professores andam apanhando, literalmente, dos alunos e isso só veio à baila porque um colega teve a brilhante idéia de filmar e colocar no youtube, como piada (haja sangue de barata). A cena da aluna histérica e da professora, em plena luta corporal, tem ocupado boa parte dos jornais, noticiários de TV e revistas daqui, a ponto de enjoar.

Concordo em gênero, número e grau com o Ricardo Araújo Pereira (Boca do Inferno e Gato Fedorento).
No nosso tempo não era assim!
Eu tinha até uma cadernetinha onde era colocado o comportamento a cada final de aula e a gente tinha que levar pro pai assinar, todos os dias. E trazer de volta assinado no dia seguinte. Ah...pois era. Não consegui escapar disso nem quando, na segunda série (naquele tempo era primário) do primeiro grau, tive a sorte e o azar de ser aluna da minha própria mãe.
Sorte porque achava um espetáculo o jeito que ela tinha de explicar as coisas, o que me deu uma noção de realidade e prática que até hoje utilizo e muito bem. Dava fatos concretos, associados ao que ensinava. Era moleza. Um puta método!
Azar, porque eu era a preferida dela, no que diz respeito a "exemplar" a classe. Não podia ficar qualquer dúvida de que eu pudesse ser privilegiada pelo fato de ser filha da mãe.
Era...era.
Eu levava aquela cadernetinha prá casa bordada de queixas. E o meu pai tinha que assinar aquilo, entre indignado e desconfiado.
Enfim, era preciso. E sobrevivemos.
Mesmo assim, não escapei de ser taxada de filha da professora.
Cavacos do ofício.
........................................................................
A FOCUS traz um poster com uma foto espetacular da nossa gauchíssima Gisele Bündchen e fala como foi o início da carreira e tal, contando que ela foi descoberta comendo um Big Mac, no Mac Donalds, aos 14 anos. Se é verdade, não sei.
Seja como for, é muito legal ver uma brasileira mostrando ao mundo o nosso valor. No caso, o valor dela, né...que é reconhecido no mundo inteiro. E não só pela beleza incontestável, mas pelo profissionalismo, pelo engajamento às causas sociais e ecológicas e pelo fato de não parecer nenhum pouco afetada pela estrondosa fama.
Ela merece. E a gente aplaude.
Por acaso, nessa de saber mais sobre ela, já que além de admirar o seu trabalho, tive o prazer de conhecer a mãe da Gisele, que foi minha cliente por algum tempo, na Caixa Federal, em Santa Maria, acabei por encontrar o site da moça. Vale a pena dar uma olhada. Está mesmo lindo, mas não só. O conteúdo é muito interessante.
http://www.giselebundchen.com.br/

........................................................................
Na TV, anteontem, a notícia de um homem grávido. Já tinha visto em filme, mas agora é real.
Na verdade, um transexual que, após ter virado homem e estar vivendo com uma companheirA, resolveu fazer uma inseminação artificial para gerar um filho. Como só é homem por fora e lá por dentro continua sendo do sexo feminino, tudo tranqüilo. No salão onde fui cortar o cabelo ontem, a dúvida era saber por onde sairá essa criança, já que, ao invés de tararan, tem uma pilinha e... será que o orifício é costurado na cirurgia para virar homem?
O povo fica inquieto.

Desculpe lá, mas isso me faz uma certa confusão, pá! Tais a perceber?
E vai além...Imaginem essa criança, como vai ser para entender o acontecido. Filho de duas mulheres, sendo que uma tem aparência de homem e é o pai, mas dono da barriga onde foi gerado e, o gajo, que vai ser pai e mãe ao mesmo tempo. Grande confusão mesmo. Será preciso gastar uma pipa de massa em psicólogos para desemaranhar isso. Digo eu...
E o parto deve ser de cesariana...vai saber.
...............................................................................

De hoje (sábado) para amanhã, precisamente à uma da madrugada, muda o horário por aqui. Passamos a ter ainda mais uma hora de diferença em relação ao Brasil. Quando aqui forem duas horas da manhã de domingo, no Brasil ainda será sábado e serão 22:00hs. Ou seja, vou ter que me cuidar ainda mais prá não ficar ligando prá gurizada ou prá mãe às 4 da matina, achando que já são 8.
Que loucura!
E por ser um fato inevitável, o Arsénio já se encarregou do servicinho básico de adiantar os relógios aqui de casa.
Portanto, devido ao adiantado da hora, vou nanar, que já tá a me dar o sono.
Amanhã tem mais, prometo.
Beijos e abraços de boa noite.
...............................................................................

Nenhum comentário: