terça-feira, novembro 06, 2007

Outro dia de sol bem lindo em Lisboa.

Sim, sim, dia mais do que lindo!
Tem sol.
E isso, acreditem, é sempre um privilégio.
Hoje cedo falava com um amigo que vive em Amsterdã, na Holanda. Diz ele que em 90% do tempo é nublado lá. Não é à toa que se mata tanta gente nesses países onde o sol é visita rara.
Também me contou o Akira, amigo do meu filho Gabriel, que esteve vivendo na Suécia por uns meses, que lá o sol, na maior parte do tempo, aparece por 3 horas, durante o dia, no máximo. É muito pouco. Sobretudo prá nós, brasileiros, acostumados a tanto sol. Faz-nos falta.

Noutro dia, falando com uma médica daqui, ela colocava a importância vital do sol em nosso organismo e do quanto somos afetados pela falta dele. Sobretudo nas questões do emocional. Há gente que entra mesmo em depressão...Fora o resto tudo. Há muitas vitaminas e substâncias necessárias que só se sintetizam ou fixam no organismo através da luz e dos efeitos do sol. Claro...dentro dos horários em que ele é benéfico. Há outros em que não e todos nós sabemos perfeitamente disso. De qualquer sorte, sempre, e sempre mesmo, devemos usar um bom filtro solar. Mas precisamos mesmo tomar sol, isso é inquestionável.

*******************

Santa Internet!
Hoje já coloquei os assuntos em dia, com os guris, com a Daiane, com o amigo Rodrigo, de Amsterdã e com a Zinha, no Paraná (mãe da Rê, minha nora)
Ainda faltam a Raquel e a Carol. Com certeza, aparecem mais tarde.

*******************

Pois noutro dia, pelo msn, falava com a Vivian, de Santiago. E dividia com ela uma experiência inusitada prá mim.
Estou em casa e ligam-me. Uma equipe de médicos e técnicos de saúde estarão no bairro para uma campanha de rastreamento do AVC. A moça pergunta se tenho interesse e digo que sim. Então, explica-me, tim tim por tim tim, do que se trata. Ligo ao Arsénio e pergunto se quer ir. Diz que sim. Marcamos, então, para as oito e meia da noite. Depois disso ainda me liga o médico responsável pela campanha, confirmando tudo, explicando mais um pouco e tentando dizer da importância de irmos, efetivamente, uma vez que todos trabalham de forma voluntária e que apenas os técnicos recebem um valor simbólico e, na hipótese de não irmos, não receberá e ainda estaremos tirando a oportunidade de outros serem beneficiados. Digo que me comprometo e ele, em contrapartida, me diz que se comprometem de nos atender exatamente às 8 e meia, conforme marcação.
E, nem mais coisa, nem menos coisa, às 8 e meia em ponto somos encaminhados à médica.
O procedimento é simples: uma conversa com um profissional da saúde, sobre todos os riscos, sintomas, cuidados com a alimentação, algo bem elucidativo e de muita serventia. Depois um eletrocardiograma, que é feito ali, na hora, com um aparelho digital e portátil, medição de pressão arterial, medição de massa gorda, peso, essas coisas todas.
Tudo sem pagar um cêntimo sequer.

Na equipe, uma brasileira, carioca da gema, fartos cabelos pretos, muito simpática. Foi ter com a gente e quis saber de onde eu era.

Felizmente estamos bem. Pelo menos é o que parece. Uns quilos a mais (a bem da verdade...um monte deles, no meu caso específico, com certeza), mas os índices estão razoáveis. Falta exercício, mas isso a gente há de providenciar com alguma urgência.

A tal consulta, que era prá durar uns 30 minutos, levou quase duas horas. E até levaria mais, não fosse eu achar que já estava demais e ter dado uma desculpa prá vir embora. Devia ter mais gente esperando...

Enfim...tinha ficado de contar prá Vivian o "depois" e não falamos mais nada...

Mas a questão é simples:

Imagino eu que seja assim (e deve mesmo ser). Há um quadro comparativo de todos os países que fazem parte da Comunidade (CEE), em questões de saúde, índices dos mais variados, em todos os setores, acredito. Todos devem atingir a um determinado padrão. Em função disso recebem verbas da comunidade e devem ter que justificá-las continuamente, sob pena de perdê-las, ou de nem recebê-las.

Portugal, dentro da União Européia, talvez seja o país com o maior índice de mortes por AVC (não estou bem certa disso, mas há qualquer estudo sobre...). Noutro dia, segundo a médica, um outro profissional da saúde dizia, numa entrevista à TV: Esqueçam o CANCRO (câncer)! Cuidem do AVC.

Baseados em estudos, atacam os nichos onde há maior incidência e, volta e meia, fazem essas campanhas. Na Bobadela há uma população bastante significativa na faixa etária acima dos 60 anos. Segundo eles, há uma incidência considerável por aqui. Então, rastreamento neles!

Foi o que entendi.

É...quem não está acostumado com isso, estranha...


****************

Hoje à tarde vou encontrar com os amigos de Santa Maria, o João Hélio, a Mariângela e o filho, no centro de Lisboa. Andam à procura de apartamento e providenciando umas coisas. E eu tô tentando ver no que posso ser útil. E também, aproveitando a companhia deles, claro. São pessoas super legais.


***************
Ia... ele acaba de ligar que vão ver um apartamento fora do centro. Combinamos prá amanhã, no Parque das Nações.

***************

Bom, gente, tenho que dar jeito na vida.

Abraço a todos.

E um belíssimo dia!

2 comentários:

Wellvis disse...

Oláááá, so passando para dar um alô e desejar boa semana ;)

helo flores disse...

Oi, menino!
Obrigada!
Super semana prá ti, também!
Abração!