sexta-feira, janeiro 16, 2009

Os discursos de Barack Obama


São escritos por Jon Favreau, um jovem de 27 anos, nascido em Worcester, Massachusetts, e licenciado no Holy Cross, que a partir da posse de Obama, na próxima terça-feira, dia 20, passará a fazer parte do staff do Presidente, tornando-se o mais jovem dos speechwriters (redatores de discursos) até hoje, com direito a gabinete na Casa Branca.
Sua função é ouvir as histórias que Obama conta em seu gabinete e transformá-las em metáforas ricas em contexto histórico.
Há quatro anos trabalham juntos. Trabalhou por mais de dois anos no gabinete de Obama, no Senado. Antes da maior parte dos discursos, Obama reune-se com o seu speechwriter durante uma hora, para lhe explicar o que pretende dizer. Favreau toma notas e delineia a primeira versão do discurso, que depois é editada e reescrita em algumas partes, por Obama. Depois fazem juntos as últimas revisões.
O Presidente eleito tem noção de que Jon é um talento raro. Entre eles há uma admiração e um respeito recíprocos e Obama confia nos instintos e na capacidade de Jon, diz o porta-voz de Obama, Tommy Vietor.
Na terça-feira, dia da Posse, Obama mais uma vez avançará confiante, levando no bolso do casaco um discurso de Favreau.

Extraído da Revista SÁBADO nº 246 - Eli Saslow/Exclusivo Washington Post

Nenhum comentário: