sexta-feira, janeiro 09, 2009

É capaz de nevar nesta madrugada, em Lisboa.




Pois é, por incrível que pareça, como o frio vem do norte, se a chuva também vier de lá, pode ser que sim, que venha a neve.
Não se falou em outra coisa durante o dia. Na TV, nas rádios, nos jornais, nos cafés, por tudo quanto é canto. Virou acontecimento ainda não acontecido, mas se depender da vontade da galera, pelo jeito, agora vai.
Por via das dúvidas, vou ver se me acordo pelo meio da madrugada prá dar uma chuleada. Prá bombeá, como dizemos lá no sul do sul do Brasil.
Em 2006 nevou mesmo, até aqui na Badela.
Mas sei lá, não tô vendo muito jeito.
Se vier, é lucro, é novidade e os turistas adoram. Até os que não são.
Não prá quem anda na rua, claro. Mas as forças vivas da comunidade (bah, este termo me faz uma certa confusão) andam de olho, fazendo de tudo prá amenizar o sofrimento deste pessoal, levando comida, agasalho, tirando a maioria da rua. É, a maioria, porque boa parte se recusa a abandonar o seu canto, com medo de perder a vaga e não ter prá onde voltar quando o frio passar.
Montaram tendas com aquecimento prá levar os moradores de rua prá lá. Andaram recolhendo o pessoal a domicílio. Uns foram, outros, como eu disse, preferiram receber comida e agasalho, mas permanecer em seus postos.
Vai entender...
Enfim.

Hoje era meu dia de folga.
Tinha uma porção de coisas prá fazer em casa e vontade nenhuma.
Um frio de rachar, por volta de 3 graus, mas resolvi bater pernas na Baixa.
Peguei a boléia do Arsénio até as Laranjeiras e de lá um autocarro para o Saldanha. Saltei ali e resolvi ir a pé até o centro, descendo pela Avenida Liberdade. Tava frio, mas tinha sol. Com tantos dias em casa na semana passada, por causa da chuva, precisava caminhar. Uma delícia. Toda encapuzada, de luvas, cachecol e o que mais fosse preciso, mas caminhei bem umas duas horas.
Tava precisando mesmo desenferrujar.
Uau!

2 comentários:

Denardin disse...

Aqui mo Porto veio modesta a neve hj helo, espero que amanha venha mais por aqui e ai em Lisboa. abração, obrigado pela lembraça do níver

Márcio Brasil disse...

Que legal, Helô!!!

Não sei por que, mas temos esse fascínio por neve. É uma coisa que instiga aquele nosso lado infantil de querer brincar com a neve etc e, claro, pela beleza da paisagem, a sensação de tranquilidade, sei lá.

Estou supercurioso de ver as fotos tu certamente irá postar no blog.

Um final de semana maravilhoso e um abraço do tamanho de Santiago do Boqueirão para ti!!!