terça-feira, dezembro 16, 2008

Parabéns, filha querida!

A filha caçula chegou mesmo como uma caçula que se preze. Mimosa, carinha de bonequinha loira, linda e bochechudinha. O cabelinho muito liso e um sorriso de derreter qualquer coração. Quando era pequena o pai dizia que ela tinha um jeito todo especial de penetrar na rocha, que era ele. Eu sempre achei que os olhos dela "falam", é dona de uma expressividade que considero especial.

O pai se derretia, mas achava que a derretida era ela.



E também era verdade. Dengosa e enroscada, ela sempre acabava por conseguir o que queria dele e de todos nós.





Passou a ser a mimosa da casa. Talvez por isso o Gabriel tenha começado a chamá-la de Mimo, e a gente tenha continuado depois, por um bom tempo. era mesmo mimosa, a guriazinha.

Raquel foi um nome que nós dois achamos bonito e tinha tudo a ver com ela, por isso a escolha foi um consenso bom.

Com três anos, desfilava. Era cheia de jeitos, caras e poses, que a gente nem sabia de onde tirava. Tinha um mundo todo dela. Foi Boneca Viva, Rainha do Carnaval, manequim infantil. Tinha jeito e desembaraço. Sempre foi uma danada prá dançar. Tem o ritmo na alma.
E a mãe aqui, claro, fazia todas as vontades.
Qual é a mãe que não faz?



Um dia, tinha uns quatro anos e tal, resolveu participar em um programa de calouros, cantando música de gente grande. Era também metida, a guriazinha. E acabou com um honroso terceiro lugar, no meio dos adolescentes, toda prosa e com a família inteira à volta, babando, com certeza. Uma música da Marisa Monte, difícil de cantar...

De todas, essa sempre foi uma das características mais marcantes da Raquel. Não ter medo de nada, enfrentar as situações mais desafiantes com uma energia invejável. E de ser completamente responsável pelas suas escolhas. Sempre muito independente, dona do seu nariz, desde cedo mostrou que tinha coragem e vontade própria.

Foi mesmo uma surpresa boa quando ouvimos o nome dela como candidata aprovada no curso de Publicidade e Propaganda da UFSM. Era o curso que eu teria gostado de fazer.
E ela, além de ser inteligente, sempre foi super aplicada e tirou excelentes notas na escola, por isso no PEIES tinha folga até prá entrar em Medicina. Mas optou por ser publicitária. E acredito que acertou em cheio. Fez a sua escolha. Formou-se a nossa menina e hoje é uma publicitária que faz diferença.
E gosta do que faz, o que é uma situação ideal, a meu ver. Que bom que toda a gente pudesse fazer o que gosta, realizar-se assim.
Sempre gostei de escrever e tive alguma facilidade de externar o que penso. Não sei se escrevo bem ou não, mas isso também não é o mais importante. Mas a Raquel vem se superando. É uma ótima redatora. E como isso é bom de ver. Gosto muito de ler o que ela escreve. E de certa forma é também bom de ver que se parece comigo em muitas coisas. Gostamos de desafios, gostamos de desbravar, adoramos um yakult, caminhadas ao ar livre, acampamentos, leituras, ouvir e cantar música da boa e de vez em quando beber um cafezinho expresso com uma torta fresquinha, em algum café pelo mundo, observando o que se passa à volta com os olhos de ver.É uma baita parceira de viagem. E sobe até montanhas, coisa que eu não faço nem que me paguem a peso de ouro. Mas ela é curiosa. E um pouquinho teimosa...não mede esforços se lá no topo estiver algo que ela nunca viu e quer muito ver. Foi assim a primeira vez que viu a neve em Andorra. De diferente, gosta de tomar o café bem doce e de preferência que fique aquele açúcar no fundo, prá comer de colherinha. E há também o famoso vinagre com azeite e sal, que mistura prá comer assim, sem salada nem nada.

Amiga dos irmãos, sempre teve uma relação sossegada com todos.
Manteve a posição de caçula pela forma de ser, enquanto foi crescendo e tomando posições pela competência e personalidade muito definida desde muito pequena.
Sabe discutir, é calma prá falar, pondera, respeita a opinião das pessoas, ao mesmo tempo que traça suas metas e corre atrás delas com uma garra que a faz muito maior do que a aparência. Sempre uma menininha, com a força de uma leoa.
É bonito acompanhar a sua trajetória. Sempre quis fazer as coisas por si mesma, conquistar os seus espaços pelo seu mérito, porque assim é que tinha graça e valor.
E nem por isso deixa de ser uma pessoa super divertida, engraçada quando tem que ser, artista em imitar caras, falas, jeitos e danças. Quando nos juntamos todos, são momentos sempre muito divertidos. E ela tem uma enorme participação nisso.
Como por todos os meus rebentos, tenho uma admiração muito grande pela pessoa que ela sempre foi. Pela postura, pela garra, pela boa índole e pela solidariedade que demonstra em todas as suas atitudes para com os outros. É uma amiga de verdade, fiel e atenta.
Uma pessoa linda, a nossa filhota.
E como diz a mana Carol, hoje a nossa Mimo faz vinte e seis aninhos...E que estão ficando velhinhas...

Eu não acho, prá mim vão ser sempre as minhas menininhas pequenas e lindas, que eu vestia e penteava como quem brinca de bonecas. Sei que cresceram e que se transformaram em grandes pessoas. E que logo terão também as suas bonecas de verdade. Mas haverá sempre o espaço criança dentro de nós e não é bom que a gente se separe definitivamente dele. Faz-nos bem, deixa-nos leves e donos de uma pureza que é sempre bem-vinda.

Enfim, resolveu escolher Santiago. Como a Carol. E a gente apoia. Cada um tem que estar onde se sente feliz. No caso delas é na cidade em que nasceram e que as viu crescer. Apoiamos em tudo, porque o que nos interessa é que sejam inteiros e realizados. E o mais bonito é ver o sorriso que trazem no rosto e na alma.

E encontrou o Dionathan, que parece ser a sua alma gêmea.

Filha do meu coração, que sejas sempre muito feliz. Que vocês sejam felizes.
Que o dia de hoje seja apenas um dia prá refletir e reafirmar o teu caminho, que até aqui tem sido brilhante. Porque aniversários fazemos todos os dias, e cada dia é super especial.
Com tu dizes, o mais importante sempre vai ser que a gente consiga manter a nossa essência, com tudo o que ela tem de melhor. Sim, eu sempre disse isso, também. Se conseguirmos isso, é porque estamos no caminho que nos deve levar a uma vida plena e cheia de verdade.
Menos do que isso, nem devemos aceitar.
Feliz aniversário, Raquelita!
Que Deus ilumine sempre o teu caminho e te cuide.
Eu daqui só queria era poder agora te dar um gostoso e apertado abraço, cheio de carinho e do grande amor que tenho por vocês, meus filhos queridos.
E mesmo daqui, do outro lado deste oceano que parece tão grande, num país que tem tudo prá ser tão distante, estou sempre pertinho, ao lado, de mãos dadas, porque nada neste mundo é capaz de ser distância entre nós.
Um beijo super carinhoso da mammy. Te amo muito!
Vai com tudo, filha! Força e vontade, que a vida responde de forma positiva a quem se lança de alma aberta e ideais verdadeiros.
Que sejas sempre muito feliz.
Mereces tudo o que houver de mais lindo neste mundo.
Obrigada por seres a filha e a pessoa que és.

2 comentários:

Vivi disse...

Nossa...foi emocionante....
Que linda homenagem!
bjus

helo flores disse...

hehehe...
Sou louca pelos meus filhos.
E estar assim longe é super difícil.
Beijo grande, guria!
Obrigadinha.