quinta-feira, dezembro 18, 2008

E por falar em Conjuntivite...

Era o que eu dizia noutro dia...não lembro se alguma vez havia tido, mas acho que não.
A propósito da dita, é interessante que se faça aqui alguns esclarecimentos, a maioria já deve saber, mas nunca é demais falar sobre.
Quando tenho qualquer coisa, acredito que muita gente é assim, fico logo curiosa e vou fuçar na internet prá me informar mais sobre o assunto. Já levei boas xingadas de médicos por conta disso. Segundo eles, o papel aceita tudo (nesse caso, a espaço virtual) e nem sempre podemos nos basear no que está ali escrito.
O melhor sempre é consultar um bom médico.
E foi isso que o Rodrigo fez.
Eu, como tinha o mesmo tipo de conjuntivite que ele, já que parecia ser viral, uma vez que a Luísa deve ter pego na escolinha e depois passou ao Mano, que passou ao Rodrigo e à Daiane e por aí foi...acabei usando o medicamento receitado pelo médico dele.
Acontece que o tal médico, sem usar de muito critério, passou a ele um colírio COM CORTICÓIDE, que depois fomos saber, jamais deve ser usado para o caso de uma conjuntivite viral ou virótica, como queiram.
Quando ele começou a desconfiar que alguma coisa não estava bem, resolveu ir a outro médico, que lhe tirou o tal colírio imediatamente e disse que usar um colírio com corticóide numa situação como a dele era o mesmo que colocar gasolina no fogo.
Resultado: ele adquiriu uma Ceratite, que é uma inflamação na córnea e que causa o embaçamento da visão por um longo tempo e tomara Deus que não lhe deixe nenhuma lesão nos olhos.
Sinceramente, fico pasma com essas coisas.
É, no mínimo, uma grande irresponsabilidade.
É sabido que a primeira coisa que o médico deveria ter feito era saber que tipo de conjuntivite era, prá depois medicar. Ele entendeu que era bacteriana. E por aí foi. E deu no que deu.
Sorte do Rodrigo ter encontrado um médico mais criterioso, que acabou por dar outro rumo à situação, que poderia ter sido bem mais grave.
Agora é esperar, no mínimo três meses para que o organismo reaja, absorva e devolva a visão límpida. Mas isso pode levar até um ano e também pode deixar lesões, que levem a uma cirurgia para correção.
Tomara que não seja o caso.
Eu, cá pelo meu lado, quando senti que o tratamento não estava a surtir efeito, fui até uma farmácia, pois era sábado de tarde e estávamos em viagem, numa povoação do Alentejo, e conversei com a técnica, que me aconselhou a trocar o medicamento por um colírio sem corticóide, porém com antibiótico, por causa da secreção. Assim fiz. E passei a lavar os olhos constantemente com soro fisiológico e a fazer compressas geladas, conforme o conselho dela. Ainda me disse que, se em quatro dias não estivesse melhor, era prá procurar um médico, pois poderia não ser conjuntivite. eu tinha os olhos que eram umas verdadeiras bochas inchadas e não se via o branco. Tentei contatar o Rodrigo, mas ele foi mais rápido em me alertar, depois de ter ido ao segundo médico.
Felizmente estou bem, já não me ardem e nem coçam os olhos, a vermelhidão e o inchaço desapareceram por completo, embora eu ainda esteja um tanto lacrimejante e com a visão um tantinho embaçada no olho esquerdo. A luz também me incomoda um pouco.
Ele ainda está com a visão um tanto comprometida, embora não tenha os olhos inflamados e nem vermelhos. Tem tratado com um colírio lubrificante (lágrima) e também com as compressas. Mas ficou com muita sensibilidade à luz e precisa usar óculos escuros. Não consegue ficar muito tempo à frente do computador e quando força, doem os olhos e a cabeça.

Conto isso prá alertar, há coisas que podem mesmo se tornar irreversíveis, se não descobertas e tratadas em tempo.
E todos nós estamos sujeitos a enganos ou negligências uma vez ou outra, seja da parte de quem for.
Muito cuidado quando se tratar de olhos.
Não custa ficar atento.
Melhor ainda é ir ao médico. Se um for pouco, ir a dois, três. Um há de acertar.
Boa sorte prá nós.



Um comentário:

FROILAM DE OLIVEIRA disse...

Agradeço-te pela acompanhamento do meu blog. Estou lendo Ensaio sobre a cegueira de Saramago.
Abç