quarta-feira, setembro 03, 2008

Festa do Avante

Neste final de semana vamos rumar à Quinta da Atalaia, no Seixal, para participar da Festa do Avante 2008, em sua 32ª edição.
A Festa é promovida e organizada pelo Partido Comunista Português - PCP há muitos anos e apresenta espetáculos nacionais e internacionais de música e de dança, debates, exposições, feiras do Livro e do Disco, peças teatrais, cinema documental, espaço ciência, artesanato, desporto, gastronomia e muitas outras atividades. E não é preciso ser comunista prá entrar lá.
Ouço falar nesta festa não é de hoje e sempre tive muita curiosidade de ir até lá, mas nunca estava aqui em Lisboa na altura.

Serão três dias de evento político-cultural e haverá no palco principal um pouco de tudo, desde orquestras de música clássica ao pop rock, haverá o palco de jazz, o palco de música do mundo, o palco “novos valores” por onde passarão bandas novas e “velhas”, desde o punk ao hardcore, ao hip-hop, e, é claro, muitos dj´s.
Vou lá, com minha câmera a tiracolo, tênis e roupa bem confortáveis e uma mochila às costas. Também uma mantinha prá sentar, quando o cansaço bater. É do que preciso.
Quero ver tudo, ouvir tudo, observar o que for possível e fotografar.
Depois conto as minhas impressões.
A fama é de que a festa é extremamente bem organizada e que as pessoas que trabalham nela o fazem voluntariamente.
A ver vamos. 32 anos não é lá pouca coisa.
Juro que estou ansiosa e louca prá ver o que vai acontecer. E que essa minha curiosidade não tem nada de político partidária. Não curto isso, sinceramente. Já tive a minha cota parte de envolvimento com a política, embora não diretamente, mas quase, e isso não me provocou simpatia alguma, pelo contrário. Mas gosto de ver as coisas acontecendo, sobretudo se envolve pessoas, costumes, ideologias e cultura. E ali, pelo jeito, há programação para todo o tipo de gente.
Há delegações de todos os lugares de Portugal e também de outros países, com a sua arte e sua gastronomia.
O escritor José Saramago será homenageado no sábado, pelos dez anos de atribuição do Prêmio Nobel.
E disseram-me que o Brasil tem lá uma representação e que também vai rolar feijoada, espetinhos e caipirinha. Hmmmmmm... Tomara que não seja como a da Feira do Livro que, a meu ver, foi um desastre.
Mas logo a gente fica sabendo.
Conto tudo, prometo.
E mostro as fotos.
Até lá.
Para quem quiser mais informações, aqui vão alguns links.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_do_Avante!
http://www.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=503&Itemid=612

2 comentários:

Carla Arend disse...

1) Eu leio, mas qual o nome do livro?!
2) POis é, pois é, pois é! São todas essas coisas, preciso de um motivo em um lugar e então eu vou. hehe...
3) A gente já se viu pessoalmente. Muito provavelmente em alguma coisa ligada ao Jalil (eu trabalhava com ele e com a Rê no estúdio21) e me lembro de ti, mas não da situação em que fomos apresentadas.

se tu usares o msn, me adiciona: carla.arend@terra.com.br, assim a gente conversa melhor!


beeijo!

Carla Arend disse...

Ah! E ótima festa pra ti!

=D