sexta-feira, agosto 08, 2008

Parabéns, Rodrigo, filho querido!

Ele sempre soube que o nome foi escolhido de forma muito especial. Não porque estivesse na moda. Até podia estar, mas foi por causa do personagem Rodrigo Cambará, do livro Um Certo Capitão Rodrigo, parte de O Tempo e o Vento (Parte I, O Continente) do escritor gaúcho Érico Veríssimo.
Pois Rodrigo Cambará foi um dos capitães mais famosos no Brasil e personagem gaúcha de maior presença no romance brasileiro. Saltou das páginas do Continente, para se transformar em romance e novela, por si só. Encantei-me com ele, com a personalidade forte, com o carisma, com o próprio nome. E por isso veio assim, natural.
Quando nasceu, era um menino de bochechas muito rosadas, forte. Parecia mais um bebê já com um mês de idade. Lindo. Costumava-se dizer que parecia um bebê Johnsons, daqueles das propagandas.

Meu primeiro bebê e um mundo de sonhos prá ele e prá sua vida e prá nós.


Um bebê que cresceu rápido, por força da necessidade de se fazer grande e de ser o mais velho, em meio ao nascimento do irmão Gabriel e das irmãs Carolina e Raquel. Começou a falar e a caminhar exatamente no dia em que o Gabriel nasceu, com um ano e quatro dias. E cuidava do irmão como quem cuida do ser mais precioso na sua vida. Era todo carinho e delicadeza.

E vieram o colégio Apolinário, os discos infantis, as gincanas, os escoteiros, o judô, o futebol dos finais de tarde, no Cruzeiro de Santiago, os banhos de rio dentro do balde, em Ernesto Alves, as corridas de rua, as peladas com os amigos de fé, que o são até hoje. Depois o bloco dos Cuervos, as namoradinhas, a vida em Floripa, o Riachuelo em Santa Maria, o vestibular. Quis ser engenheiro, como o pai.

Teve as dúvidas todas de adolescente, as rebeldias típicas, as birras e crises existenciais. Mas com o espírito e a personalidade forte que tem e de forma muito criativa, sempre se saiu lindamente delas.

Na escola, sempre teve boas notas, embora levasse na flauta. Pegava tudo no ar, como eu costumo dizer. E cadernos, como a mãe, era mentira. Nem prá remédio. Era aquilo guardado na cabeça, prá quando fosse preciso. Assim conseguia ser um dos melhores alunos da classe.

Um filho que não deu trabalho, cresceu e se fez ao natural. Tem uma personalidade forte, marcante. É carismático. Dono de uma alegria contagiante, faz amizades com muita facilidade e facilmente se faz gostar pelas pessoas que o rodeiam. É também o cara das horas, tem capacidade de doação, é solidário, não há dificuldades quando a situação é de ajudar as pessoas, sejam quem forem. É amigo fiel, companheiro divertido, aquela pessoa que nos dá segurança, porque transmite calma e alegria.









Um dia chegou em casa dizendo que ia casar com a Daiane. E nunca vi um noivo tão bonito e tão feliz. Como ele, só o Gabriel, quando casou com a Rê. Depois vieram a Luísa e o Francisco. E o Rodrigo, além de ser um filho maravilhoso, um irmão super querido, agora era um super marido e o pai mais dedicado desse mundo, dos seus bebês Johnsons...

Nesse meio tempo também se formou e realizou o sonho de ser um engenheiro civil, como o pai. Desde o ano passado trabalha como engenheiro na Caixa Federal e adora o trabalho que faz.
O meu filho Rodrigo, meu grande amigo, parceiro de longas conversas, mesmo de todas as horas, foi meu arrimo muitas vezes, quando eu, mesmo sem querer, parecia deixar cair a peteca. Um ombro forte e um abraço que nos conforta, acarinha e nos faz sentir bem, com toda a segurança.

Meu filho Rodrigo, um cozinheiro de mão cheia, que adora juntar as pessoas queridas prá saborear as comidas gostosas que ele sabe fazer tão bem.




Um homem feliz, fazendo o que gosta e cuidando da sua família com muita responsabilidade e amor. Um filho que entende os pais e respeita as suas decisões, que pondera e aconselha. Um irmão que protege, que une, que promove o amor na família e faz tudo para manter os laços intactos. Uma pessoa justa e de princípios bonitos

Meu filho Rodrigo, fazendo hoje vinte e nove anos, cheio de projetos e sonhos que, sei muito bem, conseguirá alcançar com toda a sabedoria, capacidade, discernimento e maestria.
Construindo uma vida sobre bases muito sólidas e concretas, com a leveza dos seres especiais e muito verdadeiros.
Me dizes estar feliz porque hoje, aos vinte e nove, estás melhor do que aos dezenove. Eu acredito. E sou testemunha. O que tens hoje é fruto de todo o teu empenho, de cada passo dado na direção dos teus melhores sonhos.
Que Deus te proteja sempre e te dê muita alegria, muito amor, muita saúde e muita paz.
Temos um grande orgulho de ti e te amamos muito. Somos teus grandes fãs.
Conta comigo, sempre, meu filho!
Feliz Aniversário!
E que sejas sempre muito, muito feliz!

Um comentário:

Roberta disse...

Nossa Helô!! Que lindo!! Sem palavras!! Cheguei a me emocionar, imagina o aniversariante!!