sexta-feira, janeiro 11, 2008

Sexta, de novo...

Bom dia, bom dia!
Acordei cedo (novidade...). Fui colher sangue para as análises de praxe. Colesterol, triglicerídios, "hormonas", essas coisas. Não tem jeito, fazer é preciso. Pelo menos uma vez por ano.
Depois, por sugestão da moça da clínica, fui tomar o pequeno almoço à pastelaria Triano, já que a Torp estava fechada, e uma vez que não tinha dinheiro trocado para pagar os exames. Bom café, tosta mista deliciosa e, sabem o que mais? Não tinha uma fumacinha sequer...Será sonho? Um café sem respirar tabaco! Que beleza! Depois voltei para pagar os 4,50 euros. É uma espécie de complemento ao valor pago pelo convênio, que não paga os 100%.

Já na rua, a chuva de volta. Isso de novo. Hoje bem podia fazer um dia bonito, com sol. Tantas roupas nos varais dos edifícios, a molhar, de certeza. Também porque hoje é sexta-feira. E amanhã é sábado, era bom prá gente poder dar uma caminhada valente. Com chuva...quem há de?
Não tinha levado o chapéu de chuva, portanto, precisei vir a casa para buscá-lo e depois ir à praça (feira) buscar o feijão que esqueci ontem. Acabei por tomar uma "molha" no caminho. Lembrei da Caminhada de Santiago, quando a gente caminhava horas e horas debaixo de chuva e tudo era bom. Agora esquenta com qualquer pinguinho. Enfim...tudo é uma questão de momento.

Ontem eu e o Arsénio ouvimos a Abertura da Copa Santiago pela rádio Santiago, na voz do Nequinho Abreu. Sempre falo prá ele sobre o torneio e digo que por ali passaram muitos dos jogadores que hoje estão em grandes times europeus. Aqui temos o Polga, no Sporting, e já tivemos o Rockemback. Noutro dia acessamos o site do torneio, agora Copa, e mostrei a ele todos os atletas que se fizeram destaque, as fotos e tudo o mais. O site está bom e dá muito jeito.
Mas ouvir, ontem, foi mesmo muito legal, deu até prá cantar o Hino Nacional junto. Santa Internet...Há coisas impagáveis, não há?
Como diz o Faustão...rsss...passa um filme na nossa cabeça. Quantas vezes estive envolvida na abertura daquele torneio, junto com as crianças, muitos balões (que começavam a ser enchidos ainda de madrugada), coreografias, músicas...Foram momentos muito bonitos e são as coisas boas que ficam na nossa vida. Tomara que o evento, mais uma vez, seja um grande sucesso. e que o Cruzeirinho faça um belo papel.

Enquanto isso, Portugal tremeu de novo, nesta madrugada, às 00:21hs.
Um sismo de 4.7 na Escala Richter fez-se sentir mais ao sul do país, na região do Barlavento Algárvio, Costa Ocidental Alentejana. Em menor intensidade, também na região da Grande Lisboa.

Juro que não vi, nem senti nada. Ainda bem.

Os jornais todos hoje falam sobre a decisão do governo de construir o novo Aeroporto Internacional em Alcochete, na margem de lá do rio Tejo, que aqui chamam de margem sul. Grande polêmica que chega ao fim, Pelo menos por enquanto.
Uma coisa se sabe, na Ota já não será mais.
Por conta disso ou não, nunca se sabe ao certo, Mário Lino, Ministro das Obras Públicas, anda num verdadeiro cai não cai.
"Na margem Sul, "jamé""! Foi a frase proferida com veemência pelo senhor ministro, em maio de 2007, que marcou grandemente a polêmica, uma vez que o definia como defensor da localização do aeroporto na Ota, num processo que, segundo o que tenho lido, já se arrasta há quase dez anos.
Pelos vistos, não era tão "jamé" assim...
Tanto que, depois de analisar os estudos apresentados pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil - LNEC, o governo deu o veredito. E no momento do anúncio...quem estava lá? Quem?
Junto com o Primeiro Ministro, claro, o senhor Mário Lino.
Melhor assim.
Segundo os estudos, parece que Alcochete é mesmo a melhor opção, pelo menos em termos de segurança e financeiros. E já agora mais um motivo, a possibilidade de expansão futura.
Mas a oposição não perdoa. E quer o ministro Mário Lino fora da condução do processo, por ter deixado muito claro, em diversas oportunidades, que a decisão estava tomada e era em favor da Ota.
O que quer que se diga, claro, e muito bem claro está que a decisão é, muito mais do que técnica, uma decisão política.
O resto logo se vê.

Mas, mudando do saco prá mala, o pessoal ligado ao ramo dos ralis anda a perguntar-se: Afinal, o Dakar acaba-se aqui?
Com o cancelamento do Lisboa-Dakar 2008 (30ª edição), a um dia da partida, devido a uma ameaça terrorista da al-Qaeda no Magrebe -etapas na Mauritânia, o futuro da prova parece ser um tanto incerto e a organização já procura continentes alternativos. Ventila-se por aí que já há quatro opções.
Europa, através dos países do Leste, Ásia, aproveitando a carona dos Jogos Olímpicos, América do Sul, com ênfase no Chile/Argentina e também no sertão brasileiro, e África, com algumas restrições ao sul do continente.
O tempo dirá...

E nos Estados Unidos, hein?
Como será que ficam as eleições para presidente?
Acho que vamos ter que esperar pelo 5 de Fevereiro, a famosa Super Terça-Feira, quando 24 dos 50 estados irão efetuar as suas primárias e a coisa toda deve ficar de certa forma encaminhada...
Confesso que tenho uma real preferência pela Hillary e continuo achando que Clinton foi um dos melhores presidentes americanos. Fazer o que? Sou leiga.
Se calhar, é por ela ser mulher.

Bem gente, vamos dar jeito na vida.
Um maravilhoso dia!
E aproveitem muito bem o final de semana!











Nenhum comentário: