sexta-feira, janeiro 11, 2008

Ginástica Cerebral

Bem interessante a matéria de capa da Revista FOCUS desta semana (nº 430), das jornalistas Catarina Sousa, Paula Macedo e Paula Maria Simões, mostrando que a permanente atividade cerebral ajuda a combater o envelhecimento. E confirma, mais uma vez, que o exercício físico regular favorece o bem-estar e cria condições favoráveis ao desenvolvimento do componente intelectual.
Ali diz que o cérebro é como um músculo e, como tal, precisa ser exercitado, pois mantém uma inesgotável capacidade de crescer e mudar os padrões das suas conexões.
Foi descoberto que o cérebro, então, tem uma capacidade ilimitada de aprendizagem.
Que coisa maravilhosa!
Então não é?
Bem dizia o professor aquele lá da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, que o homem é um ser em movimento.
De outra forma, não há como...
Sendo assim...mãos à obra, nada de ficar sentadinho à frente da TV, com aquela mantinha em cima das pernas, pantufinhas calçadas, esperando o tempo passar.
Palavras cruzadas (ahhh...minha avó e minha mãe. Tanta razão prá gostar tanto!). Pode ser.
Mas há outras dicas do neurologista Celso Pontes, para evitar a chegada das doenças degenerativas.
Anotem aí:

- Obrigar o cérebro a lidar com a quebra de rotinas.
Caminhar em casa de trás prá frente, escovar os dentes com a mão contrária à do costume, trocar o mouse do PC de lado, vestir-se de olhos fechados, trocar o relógio para o outro pulso, fazer um percurso diferente para ir ao trabalho ou onde costumar ir diariamente.

- Praticar exercício físico (essa não é nova)
O exercício físico aumenta a irrigação sangüínea em todo o corpo, inclusive no cérebro, proporcionando mais oxigênio necessário á renovação celular. Basta adotar uma atividade, como caminhar ou nadar ou outra que proporcione bem-estar.

- Passatempos:
Exercícios como jogos de lógica, "sudoku" (esse eu não conhecia no Brasil), sopas de letras, xadrez e outros mais do tipo, desenvolvem a capacidade lógica e de raciocínio.

- Tarefas simultâneas:
Ler jornal e prestar atenção ao noticiário da TV, ao mesmo tempo. Ou escrever e ouvir música. Criar associações inverossímeis, o banal se esquece mais facilmente do que o bizarro. Várias partes do cérebro são forçadas a trabalhar em uníssono.

- Largar a calculadora
Fazer operações de cálculos simples sem o uso dela.

- Relaxar
É sabido que a fadiga acarreta envelhecimento. Experimentar o tai chi, tricotar, ou sentar-se simplesmente no chão, de pernas cruzadas e de olhos fechados, concentrando-se apenas na respiração.


Pois é...aparentemente coisas tão simples...não custa tentar. Como eu sempre digo, acho que mal não faz.
Na matéria podemos ver belos exemplos como dos portugueses Mário Soares ( ex-Presidente da República - 81 anos), Manoel de Oliveira (Realizador de cinema -99 anos), Adriano Moreira ( Professor, jurista, sociólogo e analista político - 83 anos) e do famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, que completou 100 anos há poucos dias. Se puder, leia.

Nenhum comentário: