terça-feira, maio 27, 2008

A Feira do Livro













Pelo sim, pelo não, acabei indo mesmo à Feira do Livro primeiro. E depois à FNAC, Bertrand e umas outras livrarias.
Deveria ser um banquete literário.
Mas não foi nada por aí além.
A Feira é imensa. Perdi a conta de quantas bancas havia. Mas em termos de variedade e opções, não me convenceu. Sem falar que é parada, sem graça.
Em Porto Alegre a Feira do Livro é cheia de vida. Em Santa Maria também.
Sinceridade? Até no Cassino.
Mas vá lá. Deve ser porque Feira do Livro, por natureza e fim, é prá olhar e comprar livros. O resto é maquiagem.
Deve ser.
O fato é que não me apeteceu comprar nada. Até porque não achei nada que me interessasse.
Mas fui à Feira. Ninguém pode dizer que não. E até tirei boas fotos das banquinhas rosas, laranjas, verdinhas.


...........................................

Andava atrás de alguns livros específicos. Um por sugestão da Martha Medeiros, de quem sou meio fã.
Meio não. Fã mesmo.
Tava lá, no blog dela, a indicação. Fiquei curiosa.
Comer, Rezar, Amar" da Elizabeth Gilbert.
Não havia. Mas deixei encomendado na FNAC.
Tentei achar o livro do Kleiton Ramil, mas depois de pesquisa incansável, nada de Kleiton.
- Não temos nada desse autor, não senhora - disse-me a miúda das informações, muito atenciosa.
Paciência, afinal acho que vou ter que encomendar naquele site brasileiro que ele indicou no orkut. Só não sei se entregam aqui em Lisboa. A ver vamos.
Uma pena. Aqui é difícil achar livros brasileiros.
Por acaso havia dois da Lia Luft e dois do Caetano Veloso, numa estante da FNAC.
Mas de resto, só os clássicos e, claro, os do Paulo Coelho. Os livros dele, aqui, são mato. O povo adora.


............................................

Outro livro era o da Mafalda, essa menina portuguesa que escreveu "Mafaldices..."
Ainda não encontrei em nenhuma livraria.
Na entrevista que deu na RTP me pareceu que já estava sendo vendido em larga escala.
Segundo a gaja da FNAC, estão à espera.

............................................

De resto, achei o filtro polarizador prá câmera. Comprei.
Já andei experimentando.
É fixe.
............................................
Ah, sim...na Feira do Livro havia um stand do Brasil . Entrei, bem feliz. A criatura que tava atendendo não se dignou nem a perguntar o que eu desejava. Nem a mim nem a ninguém que entrasse ali. Depois, além da indiferença toda, livros bons era mentira. E um grande cartaz do governo estampado.
Aí eu pergunto...
Prá que?
Sinceramente...me deu até um certo constrangimento.
Enfim...a gente vê de tudo.
Ou melhor...até queria ver, mas não vê muita coisa.
É uma pena.

2 comentários:

Mafalda Ribeiro disse...

Ola e obrigada
por andares a procura do meu livro...
se ainda nao o encontraste
ele está na net
aqui no meu blogue - http://gotanocharco.bloguepessoal.com/1/
em favoritos podes ver onde se vende online.
Boa sorte e boa leitura, beijos mafaldinha

helo flores disse...

Olá, menina!
Puxa, quanta honra!
Muito prazer.
Estou super curiosa com o teu livro, portanto, acabo de encomendar.
Muito sucesso e uma energia maravilhosa prá ti.
Obrigada pela dica.
Com certeza, vou devorar o teu livro.
Super abraço.
Helô