quinta-feira, julho 22, 2010

A Falta de Acesso `a prevencao e ao cuidado do HIV, baseados na evidencia e uma violacao fundamental dos Direitos Humanos.

Delegados, Oradores e Organizadores do AIDS 2010 exigiram que se termine com a negligencia passiva e a negacao ativa que frustram o acesso aos servicos de saude, informacao e ferramentas, alimentando a epidemia do HIV.

22 de Julho de 2010 - (Viena - Austria)
A falta atroz de acesso a intervencoes comprovadas cientificamente, dirigidas `as populacoes em risco - entre elas as trabalhadoras sexuais, os homens que tem sexo com homens e os usuarios de drogas - e a demora na expansao de regimes de tratamentos simples e economicos para prevenir a transmissao vertical do HIV, refletem as persistentes violacoes subjacentes aos direitos humanos, que ameacam o progresso futuro no campo da SIDA, afirmam os organizadores da XVIII Conferencia Internacional sobre SIDA que esta se realizando em Viena esta semana sob o tema Direitos Aqui, Agora Mesmo.
A desigualdade de genero poe as mulheres em maior risco ao HIV e significa tambem que nao estao adminsitrando recursos suficientes para implementar nem sequer as intervencoes mais simples e mais efetivas, diz a Dra. Brigitte Schmied, Co-presidente local do AIDS 2010 e Presidente da Sociedade Austriaca de SIDA. "Menos da metade das mulheres gravidas nos paises de ingresso medio e baixo, que necessitam cuidado para prevenir a transmissao vertical, acessam ao mesmo".
A desconexao entre o conhecimento disponivel na atualidade e o acesso aos servicos de prevencao e tratamento do HIV para pessoas que utilizam drogas injetaveis na Europa do Leste e na Asia Central tambem tem surgido como tema chave na Conferencia.


Fonte: Official Press Release: Day 5 - AIDS 2010

Nenhum comentário: