quarta-feira, julho 21, 2010

Desde a XVIII International AIDS Conference 2010

Uma das boas noticias:

Gel Microbicida reduz risco de contagio.

O Centro de Pesquisas de AIDS da Africa do Sul - CAPRISA - divulgou na segunda-feira ultima, dia 19, aqui na conferencia de Viena, um estudo sobre um gel microbicida de introducao vaginal, com uma pequena porcentagem de anti-retroviral Tenofivir, que reduz em ate 54% o risco de infeccao por HIV.
Ainda serao necessarias mais pesquisas para garantir a eficacia do produto mas, caso seja aprovado, o gel podera representar maior autonomia das mulheres no momento da recusa ao uso do preservativo por parte dos parceiros.


" Um dos mais inesperados e excitantes resultados do estudo Caprisa revela tambem que pode reduzir em cerca da metade a transmissao de outras infeccoes, tais como o herpes genital, o HSV-2. Em outras palavras, dos participantes do estudo, que ainda nao haviam contraido o HSV-2, as mulheres tinham metade da chance de adquirir o herpes, tal como as mulheres a usar o placebo."

Fonte: Gus Cairns, NAM - http://www.aidsmap.com/page/1493649/


EUA E O PEPFAR DURAMENTE CRITICADOS.

Barack Obama mantem as mesmas politicas conservadoras que o ex-presidente Bush, na luta contra a AIDS. 'E o que dizem os ativistas presentes aqui na XVIII Conferencia Internacional de Viena.
Apesar de todas as expectativas com a eleicao do novo presidente dos Estados Unidos, o slogan usado na campanha parece nao ter foco nesta direcao. Yes, we can! supostamente significava a promessa de melhoria de vida para todos os cidadaos, o que inclui os soropositivos e pessoas que vivem com HIV.
A critica se deve ao fato de o governo americano estar trabalhando em parceria com as farmaceuticas.
O Plano de Emergencia do Presidente dos Estados Unidos para alivio da AIDS, o PEPFAR, criado por Bush e, afinal de contas seguido por Obama, esta sendo duramente criticado aqui em Viena. Ha ate um cartaz espalhado por toda a Messe Wien, onde a cara do presidente e metade Obama, metade Bush.
Na barulhenta manifestacao dos profissionais do sexo, munidos de sombrinhas vermelhas e cartazes, pelos saguoes e salas do centro de eventos o grito era: "PEPFAR KILLS SEX WORKERS!"

O PEPFAR defende a Abstinencia sexual e a fidelidade.

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

Olá, blogueira!

A melhor prevenção é a informação. Por isso, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Camisinha, Use Sempre” para informar as pessoas sobre as medidas para prevenir as DST, como o HIV. Não podemos vacilar. Usando a camisinha, todos podem curtir o melhor da vida sem preocupação. Mas além de usá-la, é preciso ajudar a disseminar importantes informações sobre assunto. E você, por meio de suas redes sociais, pode nos ajudar nesta tarefa.
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br, www.aids.gov.br ou www.formspring.me/minsaude .
Camisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre.
Atenciosamente,
Ministério da Saúde