quinta-feira, outubro 11, 2007

Postagem 100 - Blogs, Amigos, Oscar Wilde e Milton Nascimento

Claro que é uma situação especial...
Por ser a centésima?
Acho que sim...mas também acho que não. De certa forma, todas são especiais.

Mas, lendo o blog do Wellington (
http://imigrantesofre.blogspot.com), que eu acho um bolaço, achei um outro blog, o Lusofolia (http://appex.blogspot.com), que também é super interessante e que traz entre os seus favoritos, o blog A Malta do Montijo (http://amaltadomontijo.blogspot.com), onde o Pedro Luis escreveu algo sobre o Oscar Wilde, que resolvi transportar prá cá, com o devido respeito ao amigo dos amigos do meu mais recente amigo Wellington...

Oscar Wilde, escritor, dramaturgo e poeta irlandês, nascido em Dublin (1854/1900 ) -agora as coisas, pessoas e curiosidades de Dublin acabam por me interessar ainda mais, escreveu sobre os
amigos, algo que eu adorei.

"Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante...
...escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta.
...quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa."

Que coisa...
Daí já me vêm à mente aqueles versos do Tunai, que o Milton Nascimento canta tão divinamente:

Certas canções que ouço,
cabem tão dentro de mim,
que perguntar carece
como não fui eu que fiz?

Queria ter escrito algo assim sobre os amigos, um dia.

Mas como não escrevi...e, num ato extremamente petulante (no bom sentido), associo-me humildemente a Oscar Wilde, expoente da literatura inglesa, tão incompreendido, e que tão bem retratou a decadência moral humana, na sua obra prima "O Retrato de Dorian Gray", (1891), para, assim, dizer que as pessoas que se tornam nossos amigos são aquelas que escolhemos e que nos escolhem, mesmo que encontremo-nos ao acaso, em algum canto do mundo e das nossas vidas. E elas, invariavelmente, trazem consigo alguma coisa de muito sutil, que nos toca e com que nos identificamos profundamente.
Por isso a amizade tem tanto valor.




Nenhum comentário: