sábado, outubro 06, 2007

De muito bom gosto...



...o espetáculo TROPICÁLIA, apresentado na Quinta Musical (4 de outubro), no Theatro Treze de Maio, em Santa Maria.
Artistas muito mais do que talentosos, fizeram valer a noite, mostrando belas canções do movimento tropicalista do final da década de 60, em composições de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Os Mutantes, Torquato Neto, Capinam e outros.

No palco, Gisele Guima, Maninho Pinheiro, Renato Mirailh, Ricardo Freire, Ben-Hur Bernardes, Rafael Bisogno e Felipe Álvares, numa produção da Chili. Belos arranjos, vozes de encantar e um cenário de flores coloridas ao fundo.

Momentos altos ficaram por conta das músicas "Alegria, Alegria", "É proibido proibir" de Caetano Veloso, e "Domingo no Parque", de Gilberto Gil, esta apresentada no 3ø Festival de Música Popular Brasileira, da TV RECORD, em outubro de 1967, juntamente com os Mutantes, do qual fazia parte a sensacional Rita Lee.

Vale dizer que o movimento tropicalista foi tão explosivo quanto breve, tendo durado pouco mais de um ano (começou em 1967 e terminou em 1968) e foi muito criticado na época, em função de ser taxado como um movimento vago e sem comprometimento político, sem o tom de protesto, o que era a tônica do momento, em tempos de ditadura e movimentos estudantis.
Ao que respondiam os tropicalistas: "A experiência estética vale por si mesma e ela própria já é um instrumento de mudança social"(Wikipédia)


É isso mesmo, há coisas que não precisam ser esmiuçadas, a arte é uma delas. Sente-se, apenas. E gosta-se,
ou não.

2 comentários:

Wellvis disse...

Muitísimo obrigado por me linkar! Gostei mto do seu blogue tbm ;)

Floryflores disse...
Este comentário foi removido pelo autor.