quarta-feira, julho 25, 2007

Um dia frio...um bom lugar prá ler um livro... (Djavan)


Pois é verdade, nesses dias de frio tão rigoroso, só mesmo bem enrolada num cobertor de lã xadrês, daqueles do tipo que a gente usava quando pequenos, que a mãe trazia lá de Rivera, de trem... Não se sabia de coisa mais quente.
Em dias assim a gente tem vontade de ler, enrodilhada em frente ao foguinho básico na lareira, um solzinho entrando pelo vidro da sacada...um chá de qualquer coisa que seja bem perfumada...pode ser morango ou outro qualquer, bem quentinho.
O frio, só lá fora...

Que coisa bem boa, isso. Prá lá de aconchegante, vai dizer que não...

O Gabriel chegou de viagem com o
The Dark Side of the Moon, os bastidores da obra-prima do Pink Floyd. Fiquei curiosa, sou bastante apaixonada pela música deles, desde a adolescência, e vivo perguntando coisas sobre os caras, prá gurizada. Mais ainda depois de ter comprado o DVD Pulse e de tê-lo assistido algumas dez vezes...se não mais. Curiosa com as coisas de que gosto, tenho tentado encontrar todos os trabalhos deles e ouvir tudo "de novo", agora com ouvidos bem mais apurados. Pena que o álbum só exista em cd. Gostaria de ter um dvd com imagens e gravações da época. No Pulse está grande parte das músicas do álbum, mas foi gravado no show em Londres, durante a turnê que fizeram em 1994, quando se reuniram David Gilmour, Nick Mason e Rick Wright, do grupo original, para levar platéias ao delírio, mesmo sem a presença de Roger Waters.
Gostei do livro. Adorei. Li de um dia pro outro, sem parar.
Nada...nenhum feito...o livro tem só duzentas e poucas páginas e várias ilustrações. Bom de ler. E é interessante.

Além de "conhecer" os bastidores e um pouco da trajetória da banda, fiquei com uma outra impressão do Roger Waters. Não que a que eu tivesse fosse má, mas eu o tinha por bem mais agitado e complicado. Na verdade, segundo o autor e depoimentos de gente que trabalhou com eles, foi o cara que segurou o grupo por muitos anos, fazendo o que fizeram. Maravilhas!
Para os aficcionados da banda, uma boa fonte de informação, sem dúvida. Vale a pena conferir. Boa parte fala de Syd Barret, cantor, guitarrista e principal compositor do Pink Floyd, até sua saída do grupo, por volta de 1967.

O autor é John Harris, o livro foi editado por Jorge ZAHAR Editor, Rio de Janeiro, em 2006, com tradução de Roberto Muggiati. O original tem o título The Dark Side of the Moon (The making of the Pink Floyd Masterpiece), publicado por Da Capo Press, 2005, membro de Perseus Book Group, de Cambridge, EUA.
Boa leitura!


Nenhum comentário: