domingo, julho 22, 2007

As "passadeiras" e o respeito ao pedestre...

Algo que verdadeiramente me encanta em Portugal e nos paises que já tive a oportunidade de visitar, na Europa, é a coisa das "passadeiras" (faixas para pedestres) na ruas das cidades e o valor que elas têm para a população.
Basta uma criatura fazer menção de atravessar a rua e os carros, automaticamente, param. O motorista que não parar, leva uma punição bem pesada e, por isso, creio que todos têm o maior respeito. E a punição realmente acontece, diferente do que a gente está acostumado a ver. Claro que primeiro deve ter sido pela dor no bolso e depois então pela dor da consciência, mas o fato é que dói e, doendo, se cumpre. Depois, incorpora-se à cultura.
Quando dirijo aqui no Brasil, depois de me acostumar àquilo, fico realmente tentada a proceder dessa forma. Passa a ser uma coisa automática. Mas já me alertaram de que, qualquer dia desses ainda acabo levando com tudo por diante, porque provavelmente o sujeito que vem atrás pode não estar prá aí virado e então...como dizem lá e aqui também, está entornado o caldo.
Mas é um gesto bonito, de respeito aos pedestres. A gente, enquanto pedestre, se sente importante e valorizado lá. Sem falar no que o ato resulta em termos de evitar acidentes e no quão seguros nos sentimos.
Gostaria muito de ver isso funcionando prá valer, aqui. As coisas boas a gente devia mesmo copiar.

Nenhum comentário: