domingo, julho 22, 2007

Domingo cheio de chuva em Santa Maria, RS

Estando onde estiver, em ferias ou nao, acordo, invariavelmente por volta das 06:45hs da manha.
Por que?
Nao sei.
Sempre foi assim.
Meu pai tambem sempre foi de levantar muito cedo e acho que herdei esse gosto dele.
Levantar cedinho, preparar um cafeh bem gostoso, com tudo o que se tem direito e sentar bem a vontade, olhando a paisagem lah fora, com seus barulhos caracteristicos, eh tudo de bom.
Adoro cafeh com leite. O cafeh tem que ser descafeinado, porque sempre fui meio aceleradinha demais, melhor nao potencializar as coisas... E o leite tem que estar a uma temperatura ideal, prah ficar melhor ainda. Fervo e depois, jah na xicara, tempero com leite frio, ateh chegar naquele ponto. Delicia. Cafeh morno nao dah, neh gente!
Depois eh pao com manteiga, que nao hah nada melhor do que pao com manteiga, ainda mais se o pao estiver quentinho, estalando. Verdade, nao eh um espetaculo?
Pois eh.
Mas hoje chove. E apesar de gostar do barulho que a chuva faz, nao gosto do cenario. Prefiro os dias abertos, ensolarados e um tantinho frios. Aqueles em que a gente se encasaca bem, poe uma touca, um cachecol e sai a rua, prah caminhar sem destino, olhando a vida, as pessoas, os sorrisos, os caminhares, as vozes...As vozes e a conversa que se escuta na rua eh algo que me fascina.
Um cafe aqui, outro acolah...as vitrines reais, ruas afora.
Pode ter algo mais gostoso do que caminhar sem pressa, saboreando cada detalhe de uma cidade ou de uma cena de campo, ou da beira de um lago, de um rio, assim, sem compromisso qualquer com coisa alguma? Com olhos de olhar e ouvidos de ouvir detalhadamente?
Nao tem, nao.
Mas com chuva, a menos que seja mais amena, nao dah.
E hoje ela estah assim. Desde ontem estah assim. Nao eh aquela chuvinha de molhar parvos, estah mesmo caindo em baldes.
Dai que fica tudo estragado...Rua sem gente nem eh rua.

Nao chego a ficar melancolica, fico achando o que fazer num domingo de chuva. Nao gosto de ficar deitada, a nao ser que seja prah ler um bom livro ou revista. A TV nao tem lah nada de jeito e, tambem, sinceramente, nao eh muito a minha praia. Enfim, ficar deitada quando o dia estah claro, me parece esquisito, a um certo ponto comeca a ficar incomodo. Em suma, nao me apetece fazer nada em especial, mas tambem nao me apetece ficar sem fazer nada. Pode?
Pode.
Resolvo vir aqui pro computador escrever...

Depoiss resolvo ouvir musica a todo o pau e cantarolar junto. Tenho coisas interessantes que ainda estao por aqui, em Santa Maria. 'Albuns que fui comprando pelo caminho e que tem um valor inestimavel. A musica sempre tem muito a ver com as nossas fases. Entao, quando se ouve, vai-se desenrolando a fita.

Abro caixas, volto aqui e escrevo, troco a musica...examino o cd...se isso ficar desconexo, me perdoem...

Pensando um pouco na vida...nao tenho do que me queixar.
Tenho uma historia de vida muito bonita. Cheia de experiencias enriquecedoras, repleta de emocoes muito verdadeiras. Sempre fui assim, muito intensa nos meus sentires e fazeres. Tenho alguns valores de que nunca vou abrir mao. O mais importante deles eh o de que, se nao houver VERDADE, nada vale a pena. Seguem-se o AMOR e o RESPEITO. Eles estao profundamente ligados.
A Verdade, porque gosto de olhar nos olhos, profundamente. E gosto que o facam, da mesma forma. Prah mim, pessoas que nao me encaram de forma transparente, ficam olhando prah cima, para os lados, para alguma coisa que passa no ceu ou para os pes, metem-me medo. Soh consigo confiar em pessoas que me mostram o sentimento, que sao feridas abertas.
O Amor eh incondicional, pelos seres humanos e o Respeito eh pelo outro, qualquer que seja o outro, em todas as circustancias, ateh por aqueles que nao conseguem me olhar nos olhos. Tento respeita-los.
Sendo assim, sempre vivi bem. Em paz. Embora a emocao as vezes possa ter mascarado um pouco, mas lah no intimo, a paz sempre esteve se fazendo maior.

Tenho filhos maravilhosos, encanto-me com eles o tempo todo. Vejo-me em cada um, de uma forma muito especial. E, ao mesmo tempo, sinto que tem uma energia propria, pulsante, cheia de vontades. E como tem coragem, essa gurizada! Coisa boa eh quando a gente olha e ve que criou os filhos para o mundo e que eles estao ali, trilhando com maestria, aprendendo, trocando, sendo solidarios, fazendo suas escolhas. Cada um no seu proprio ritmo, que nunca vai ser igual para todos. Pessoas bonitas, inteiras.
No mais, quando estamos juntos, ainda cantamos as nossas musicas, damos boas risadas, contamos nossos segredinhos, nossos planos, nossas vitorias, nossas falhas, nos abracamos, nos beijamos e entendemo-nos pelo olhar. Existe uma cumplicidade imensa entre a gente.
Hah coisa melhor do que isso?
Claro, vou falar um clich'e...mas mae eh mae, ne??? Nem preciso dizer mais...

Escuto a Joan Baez. Ela eh divina, sempre. Houve um tempo em que eu catava discos dessa mulher por todo o canto onde ia. Pra mim, ela eh "a voz". Por um bom tempo foi a minha trilha sonora. Ainda hoje curto demais ouvi-la.

E a chuva cai lah fora, deixando o verde muito mais verde, lavando o mundo, sob essa perspectiva minha.
E esse grito eh de um quero-quero?
Eh.
Nao entendo praticamente nada de cantos de passaros, o que querem dizer, por que gritam, por que cantam como cantam...mas lembro de quando era pequena, em Domingos Petrolini, uma povoacao proxima de Rio Grande, costumava tentar entender o que os passarinhos estavam a dizer. E mais, achava que se eu fosse persistente, um dia ainda me entenderiam. Tinha visto isso num filme, de certeza...e de certa forma, sempre fui meio maluquinha em crianca. Alias, e que bom, ainda nao perdi essa condicao.

Um sino toca ao longe. Deve ser o da catedral. Sao quase 10hs, deve ter missa daqui a pouco.

E mais daqui a pouco o Gabriel chega com a Re, prah almocarmos juntos.
Mas eh mais tarde.

Abro caixas, separo livros, roupas. Isso levo, isso nao. Alguem deve aproveitar. Quando fui prah Lisboa, em dezembro do ano passado, levei soh a roupa de inverno, porque estava frio lah. Agora estou levando as de verao e mais alguns livros, cds, coisas "queridas". Jah fui bem mais apegada a "coisas". Hoje em dia tento ser cada vez mais despojada. Mas sempre tem algo que nos diz mais do que outros algos. Esses a gente leva...se nao pesarem muito...(o que couber em duas malas de 32 kg, cada, que eh o limite de bagagem). A partir dai, batatinhas...

Lisboa eh mesmo muito linda.
Gosto de morar lah.
Tem um encanto especial. Um dia ainda descrevo. E mostro, sob o meu angulo, prometo.
Costumo dizer que, se pudesse estar mais perto das minhas pessoas queridas, entao seria perfeito. Mas nao se pode ter tudo e o mundo eh tao grande. Se eu pudesse, queria conhecer cada pedacinho dele. Eh um sonho que tenho desde menina. E corro atras dele, sempre.
Conhecer lugares, pessoas, culturas, a vida, o dia a dia...eh algo indescritivel. O sonho maior ainda era ter acabado o curso de jornalismo e ser uma correspondente de alguma revista do tipo National Geografic...(pensa bem!) Nao deu assim, entao tento fazer de alguma forma, sem tanta pompa e circustancia...hehe. O que nao dah eh prah desistir.
Mas dai, com a santa Internet, jah nao hah tanta distancia. Jah nao dah pra gente ficar se sentindo tao "depayse" - com acento agudo no "e"(isso deve querer dizer despatriada ou delocada ou desenraizada ou coisa que o valha, em frances, se bem me lembro...). o frances tambem, com acento circunflexo no "e". Esse teclado sem acentos, tis e cedilhas ainda me mata! Menos mal que agora em breve entra em vigor o novo acordo ortografico da lingua portuguesa.
Mas, como eu dizia ou queria dizer, o mais dificil eh ficar sem o abraco, sem o contato fisico. Abracar a mae da gente, os filhos, os irmaos, os netinhos...isso nao tem preco.
Mas a gente vai driblando, tentando minimizar, viajando de vez em quando nesses avioes e espacos aereos complicados...quando a saudade aperta mesmo, nao hah outro jeito.

"Soh quero estar onde nao estou..."(cantava um campositor portugues dos anos 80, o Ant'onio Joaquim Rodrigues Ribeiro, mais conhecido como Ant'onio Variacoes.
Mas eu nao, ateh jah fui meio assim. Hoje em dia tenho uma coisa bem legal. Depois que faco a escolha, tento curtir o maximo dela. Dessa forma, procuro estar em paz, onde estou. Eh claro que mudo bastante vezes o tal do "onde", mas nao passa de forca do habito...hehe

O dia eh molhado e a gente fica meio inclinado as consideracoes gerais...mais intimas.
Fico por aqui, empacotando coisas e revendo o filme da minha vida ateh entao.
Positivo.
Extremamente positivo.
Fiz muitos amigos, essa eh a parte melhor.
Amo as pessoas e tenho delas o maior amor do mundo. Isso sim, nao tem mesmo preco.

Chove lah fora e aqui.

Um lindo domingo prah todos. Aproveitem prah sonhar. Eh o primeiro passo prah construir qualquer caminho que se queira.

Ouve-se o estrondo de um raio imenso, muito perto daqui. Credo!



Nenhum comentário: