terça-feira, julho 21, 2009

Fim de semana em Golegã

Golegã, conhecida como a Capital do Cavalo, é uma vila portuguesa que pertence ao distrito de Santarém e tem cerca de seis mil habitantes. Fica a aproximadamente uma hora e quarenta minutos de Lisboa, na região do Ribatejo.

É lá que acontece anualmente a Feira Nacional do Cavalo.
.................................................................
.................................................................
O ANIVERSÁRIO


A nossa amiga Ana Pressler fez aniversário no dia dezoito e a proposta da festa era a de fazer um encontro de amigos autocaravanistas por adesão, a convite dela, para comemorarmos juntos a data. Golegã foi escolhida por consenso do grupo e prá lá nos dirigimos ainda na sexta à tarde, depois do trabalho.
Foi um final de semana muito agradável, no Camping Municipal de Golegã, com direito a animação e tudo, no sábado à noite.

Não faltou nem o filé uruguaio.
E o bolo da aniversariante, prenda dos amigos, era super original.



O Camping é pequeno, mas super organizado, com um bela estrutura e tem bons preços.


Ao todo éramos vinte e três pessoas, mais o Gastão, o Zak, a Puppy, a Fiona (cãezinhos e cachorrinhas), duas gatinhas da Ana e outra da Conceição. Só lembro o nome de uma, a Maria. Vou ter que me informar sobre as outras.

O espetáculo dos Irmãos Lagoa, um duo humorístico, foi animado e rendeu muita risada.
São mesmo divertidos os rapazes.
Também houve o momento de Fado a sério e a participação de alguns amigos e da aniversariante.





A cidade é pequenina, mas muito original.

No centro há a Igreja Matriz, de arquitetura manuelina, construída no século XVI, e um largo com muita sombra, onde a gente pode sentar na esplanada do Café Central e ficar observando o movimento.
Em todas as casas comerciais e estabelecimentos o símbolo é o cavalo. Vê-se nas placas indicativas e nas fachadas, paradas de ônibus, em todo o lugar. É a principal atividade econômica do município e isso fica mais do que claro aos olhos dos visitantes.


No domingo visitamos o Pátio dos Campinos, Singéis e Felícios, da Lusitanus, um clube privado que acolhe os cavalos de propriedade dos sócios, para ensino, promoção e venda nos mercados nacionais e estrangeiros. Há ali belos cavalos.



Passamos bons momentos na Golegã.
Não fosse pelo calor sufocante, teria sido perfeito.
Por sorte, a noite era de tempo fresco, o que nos valeu. Com um casaquinho estava resolvido o problema.

Nenhum comentário: