terça-feira, maio 22, 2007

A Terça-feira

Amanheceu um dia frio. Frio mesmo. E eu já fiquei adivinhando mais neve lá em cima, na Torre. Será?
O café era tomado no Prédio Central do INATEL. A cena engraçada foi a de sentarmos em frente à janela, porque os jardins ali são um verdadeiro espanto (lindos e coloridos). E há córregos por todo o lado. A Água, na serra, é algo que se vê e ouve em todas os cantos. E é limpa. E cheira bem, acreditem.
Sentamos para o café. Depois de algum tempo, uma das moças que arrumam as mesas vem e nos pergunta:
_ São do grupo?
E eu...
_ Grupo? Não sei...que grupo?
Depois vi...era o grupo dos velhinhos adolescentes.
_ Não...não somos não.
_ Ah...então, precisam trocar de mesa, se faz favor. As mesas em frente às janelas estão reservadas a eles, desculpem.
Ora vejam! que beleza! Estava desculpada.
Saí faceira por abrir mão do visual. A causa era mais do que nobre.
E ri, pela função toda.

Trocamos de mesa e nos acomodamos em outro recanto do salão de café, igualmente confortável e aconchegante. Ainda se via os jardins.
Logo chegaram "os dos grupos". Felizes, de roupas coloridas, chales, cachecóis, todos muito arrumadinhos e perfumados. Fiquei ali a me deliciar com a cena. Pois tá aí, todos as pessoas nessa idade deveriam estar assim, a passear e se divertir, numa convivência especial, alegre e boa. Trabalham tanto pela vida afora.
Lembrei da minha mãe...tão resistente a viagens, de uns tempos prá cá. Sempre que vejo isso, fotografo tudo e mando prá que ela veja e repense...
E eles ali, ocupados com a torradeira, que jogava os pães para o alto. Riam à toa. A alegria se dá por qualquer motivo, em situações assim. Voltam a ser meninos e meninas.
Tomara que eu consiga chegar lá, com todo esse vigor e alegria. Saudável, principalmente.
Por sinal, é algo que me chama muito a atenção por essas bandas.
As pessoas mais idosas andam muito, viajam muito, são aventureiros, por assim dizer. Em grupos, nas famosas excursões ou em suas próprias "autocaravanas" (motorhomes), vemos pessoas de 70, 80 e até mais. É incrível.
A explicação: Pessoas relativamente saudáveis, porque têm uma qualidade de vida razoável e, portanto, vivem mais. A segurança social é boa, no que tange à prevenção da saúde; e eles têm, cá entre nós, excelentes remunerações por conta das aposentadorias (reformas).
Isto posto, viajar é o detalhe. E é isso que fazem. As estradas são uma beleza, verdadeiros tapetes. Põe-se a andar pelo mundo. Nesse caso, pela Europa. É comum a gente ver.
Vejo isso aqui em Portugal, vi na Espanha, em Andorra, no sul da França. Imagino que quanto mais desenvolvido o país, tanto maior o movimento das pessoas nesse sentido.
A maioria leva a casa nas costas. E há excelentes Parques de Campismo por aqui. É onde se instalam.
Mas voltemos a Manteigas...
Depois do café, resolvemos retornar a SEIA. As povoações aqui são todas muito próximas, não se anda muito para encontrar uma aldeia, povoação ou vila. Então, SEIA fica perto de Manteigas.
Ainda nos faltava ver o Centro de Interpretação da Serra da Estrela, que estava fechado no dia anterior, por ser uma segunda-feira. Às segundas os museus e esse tipo de estabelecimento ligados ao turismo não funcionam aqui. Antes havia qualquer coisa menor, mas o Centro havia sido inaugurado há uma semana, em instalações espetaculares. Valia a pena ver de perto.
Foi o que fizemos.


Nenhum comentário: