segunda-feira, maio 21, 2007

A Serra da Estrela

Já estávamos em SEIA, quando resolvi entrar numa "papelaria" e comprar um caderno prá registrar as andanças.
A esta altura, já tínhamos nos instalado devidamente em Manteigas, numa estalagem do INATEL. Costumamos fazer QG em algum lugar que seja ponto estratégico e depois fazemos os roteiros propostos, de forma a conseguir ver o máximo possível, com tempo e nas calmas. Na mesma papelaria fizemos a tradicional aposta no euromilhões (a bem da verdade, sou das que aposta só quando acumula...e aquilo andava em torno de 50 milhões de euros para o primeiro prêmio -depois explico como isso funciona), antes de sair a andar pela cidade e ver o que havia por lá.
A cidade de Seia é a sede do Concelho de SEIA, que está dividido em 29 freguesias, portanto, é mais desenvolvida do que essas outras localidades. Fica na Região Centro e subRegião da Serra da Estrela.

Nunca sei se são cidades, aldeias, povoações...ainda não percebo isso muito bem, mas SEIA, a cidade, pertence ao Distrito da Guarda, e tem cerca de 7 mil habitantes.
E...sim, aqui CONCELHO é mesmo com "c".
Visitamos a Igreja Matriz, a Biblioteca Municipal, a Matriz da Misericórdia...tudo muito bonito e bem cuidado. O que mais me encantou foi o Museu do Pão. Lá se pode ver todo o processo da fabricação do pão, através dos tempos. É muito interessante. E extremamente organizado.Há ali um café, com uma vista incrível para a serra, onde se pode beber um delicioso chá, ou mesmo um café, acompanhado de croissants deliciosos, além de pastéis de nata, tão famosos em Lisboa (Pastéis de Belém) e outras delícias portuguesas.

Nas ruas coloridas pelas cameleiras em flor, caminhar tem um sabor diferente e bastante agradável. Os cafés (imagino que a cada 6 passos há um) estão sempre cheios. Toma-se muito café deste lado do oceano...sobretudo em Portugal. Na Espanha também. E em Andorra, na França...o povo gosta mesmo de café. E têm o hábito. Homens e mulheres. Não importa raça, cor, idade, sexo, estado civil ou condição econômica. Todos freqüentam cafés. E tem mais...o café que se bebe aqui por essas bandas é o café brasileiro no seu melhor. E de que nós, os brasileiros, só tomamos conhecimento quando calha de tomarmos café por aqui.

Pode?
O nosso melhor café é todo exportado, salvo engano.

As vilas, povoações, aldeias,seja o que for, sem exceção, são limpas. E floridas. Deus do Céu! Quanta flor!

Na cidade de SEIA, antes de qualquer coisa, fomos ao Turismo, que é o que a gente sempre faz, quando chega em algum lugar. Sempre têm muitos folhetos, muito material para nos guiarmos melhor. Lá fomos super bem atendidos. As pessoas são extremamente bem preparadas para dar informações e as explicações necessárias. E são amáveis, educadas. Um ponto alto em SEIA, além de ser o lugar muito simpático.


De SEIA, seguimos para GOUVEIA...

Nenhum comentário: