terça-feira, maio 22, 2007

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela - CISE, em SEIA

Pois é algo prá não esquecer, mesmo.
Num prédio bastante grande, em relação aos demais prédios da cidade, fomos descobrir um mundo.
O atendimento nota 10.
Fomos recebidos à entrada por uma senhora que parecia ser da coordenação do Centro, que nos encaminhou a uma moça muito simpática que, por coioncidência, tinha o nome de Heloísa. Pode?!
A Eloísa (depois me disse que o nome era sem agá) nos levou até uma sala, onde deu-nos uns óculos para ver em 3D e que, não preciso nem dizer, nos deixou LINDOS...hehe
Não mostro não...nem sob tortura, que a foto tá impublicável...hihihi
Assistimos a um filme sobre a Serra da Estrela. Algo realmente esclarecedor e muito bem feito, de uma qualidade ímpar, em termos de recursos multimídia.
O passo seguinte era acompanhar um técnico a uma Sala Interativa, onde se poderia ver o que se imagina e muito mais, em termos de tudo o que se refere a relevo, geografia e detalhes interessantes do universo, além da parte biológica de tudo isso e, claro, também da Serra da
Estrela, que é o foco.
O José, biólogo que nos acompanhou, assim que me ouvir falar, já foi adiantando:
_ Por acaso, és a primeira brasileira a entrar aqui e nos visitar. Bem-vinda! Depois quis saber de que lugar do Brasil eu era e tal...
E fez questão sempre de focalizar o Brasil em tudo o que nos mostrava. Muito educado, profundo conhecedor do assunto e, acima de tudo, o que mais me chamou a atenção, um entusiasta da causa. É tão bom vermos alguém feliz da vida com o que faz! Não tem preço.

Não preciso dizer. Espetáculo. Parece que a gente está dentro dos cenários todos.
E conseguimos entender mais profundamente e nos localizarmos nas questões da Serra da Estrela.

Ainda fomos à Exposição de Insetos do Mundo, onde também fomos super bem recebidos e esclarecidos, por técnicos e estudantes que ali trabalham. As coleções de insetos são incríveis. E as borboletas são um capítulo a parte. Havia borboletas brasileiras ali também.
Foram várias aulas num só lugar. Muito proveitoso e agradável. Eu, curiosa ao extremos, perguntando tudo e querendo saber os porquês.
Depois visitamos a parte externa do CISE.
Há jardins muito bem cuidados, com árvores e plantas diversas, muitas flores, algumas mais raras. Tudo muito limpo. Muito mesmo.
O espaço é excelente e as instalações, algo que eu gostaria muito de ver no meu Brasil.
Mas, um dia chegamos lá, temos tudo prá isso.


Nenhum comentário: