sábado, novembro 20, 2010

Provando sabores...

A comida aqui em Dublin, decididamente, é diferente. É forte em sabor, bastante temperada e com uma predominância para os fritos e cozidos.

Segundo o Arsénio, um alentejano que viesse viver aqui, ao fim de quinze dias, ou morria ou tinha que ir embora.
Não comia ou só bebia vinho.

Exageros à parte, a carne de Irlanda é saborosa, provavelmente graças aos pastos de que se alimenta o gado. O presunto assado ao forno com cravos e açúcar, o refogado de carne com cerveja, o porco assado com mel, as costelas de cordeiro com creme de menta ou o faisão
recheado de castanhas são alguns dos pratos com mais tradição.

Mas ainda não provei nenhum destes, são servidos nos restaurantes mais requintados, portanto, não posso dizer se são bons ou não.

A questão é que adoramos um pub e, nos pubs, a comida servida é normalmente frita ou cozida. Os pratos apresentados, começam com o tradicional irish breakfast, que é composto por pão de batata (potato cake), pão de soda (soda bread), salsichas (sausages), bacon, tomate grelhado (grilled tomato), ovo estrelado (fried egg)e o blak pudding, uma espécie de bolo em forma circular, de consistência semelhante à morcilha ou morcela que comemos no Brasil. Dependendo da região, há variações. Às vezes servem também feijões ou cogumelos.
Convenhamos que não dá prá ter a pressão alta, senão tá tudo lixado.

Depois ainda temos o smoked salmon, um prato com salmão defumado acompanhado de salada e meias fatias de laranja, o irish stew, ensopado de carne de ovelha com legumes,
irish stew
os famosos fish and chips (peixe frito com batatas fritas), a sheperd´s pie, torta de carne irlandesa, feita com carne guisada e purê de batata, ao forno ( esta eu adoro).
Shepperd´s pie

Há também boas sopas e os vegetais e legumes são servidos no ponto. Os mais usuais são batatas, brócolis, ervilhas e cenouras. O purê de batatas é muito consumido como acompanhamento de diversos pratos. As batatas são também o principal ingrediente de outra das receitas mais tradicionais do país, o colcannon - um purê de batatas que acompanha couve, cebola, leite e manteiga.
Come-se também rodelas de cebolas fritas e há bastante consumo de carne de ovelha.
Os peixe mais encontrados são salmão e bacalhau.
As sobremesas são strawberry and cream, morangos com nata; porter cake, o bolo clássico de frutas cristalizadas e a apple tart, uma deliciosa torta de maçãs, servida com natas ou com uma bola de sorvete de creme.
Ainda há os queijos, originalmente feitos nas fazendas e monastérios irlandeses, hoje com novos processos de fabricação. Os mais famosos são o St Killian, o Carrigaline, o Cashel Blue e o Durrus.
As bebidas mais consumidas são a cerveja irlandesa Guinness, o whisky Jameson, também fabricado aqui e a famosa Cider, a cidra de maçã, que tem um teor alcoólico semelhante ao da cerveja e, em alguns casos, é mais cara. A mais conhecida é a Bulmers.
Vendo assim, é de dar água na boca, não é?
De qualquer sorte, a Irlanda não é muito famosa pela gastronomia. Come-se. E há coisas muito apetitosas, sobretudo os doces.
Mas comer fora de casa, em Dublin, é bem salgadinho. Por isso costumamos fazer por aqui as nossas almoçaradas em casa e daí a comida é brasileira, com certeza. Neste momento, como temos um "tuga" a bordo, também saem os famosos petiscos de fim de tarde, tudo regado a uma saborosa guinness ou uma taça de vinho, que não é irlandês, claro, porque aqui o forte é mesmo a cerveja irlandesa e esta ninguém bate.
Cheers!

Nenhum comentário: