domingo, maio 30, 2010

Chegada

Acordamos cedo, ontem, eu e meu irmão Ricardo.
Ainda estou pelo fuso de lá, chega quatro da manhã e eu simplesmente não consigo mais ficar deitada, quanto mais a dormir.

O vôo dele era às 06:45. Chegamos ao aeroporto às 05:30.
Depois de feito o check-in tentamos tomar um café. Nunca vi atendimento mais complicado do que os cafés do aeroporto de POA às primeiras horas da manhã. O povo custa a acordar. Ficamos meia hora esperando que nos alcançassem uns pãezinhos de queijo e um suco, que já estavam prontos, nem era preciso fazer. Sem contar que os atendentes discutiam o tempo todo qualquer coisa porque alguns haviam chegado atrasados ao trabalho. De vez em quando a moça do caixa pedia um momentinho, ia lá dentro e batia boca com os colegas. Os clientes esperando na fila e preocupados em perder o vôo. Depois ela voltava e pedia desculpas. Espetáculo.

O Ricardo entrou prá sala de embarque mordendo os pães e me dando tchau. Apanhei o carro dele no estacionamento e tomei o rumo de Santa Maria. Na volta ele vem por aqui prá resgatar o carro.
A viagem foi ótima, embora o tempo não estivesse lá essas coisas. Encontrei no carro um cd que tínhamos gravado em 2006, o Rica Freire, a Ângela Gomes, o Marcelinho Schmidt e eu, de brincadeira, no estúdio deles. Vim ouvindo e cantando em altos brados, como costumo fazer quando dirijo em estradas (quem passa deve achar que sou mesmo uma grande maluca).
Como o Rodrigo tinha indicado, entrei em Agudo prá evitar a balsa e saí perto de Polêsine. Na preocupação de não errar o caminho, esqueci de olhar o nível do combustível, fui ver quando a luz acendeu no painel. Susto. Andei na reserva até Santa Maria, pois neste percurso não havia nenhum posto. Uns 20 e tais quilômetros. Quando a gente tá habituado ao carro, tudo bem. Mas vai saber.
Enfim, deu tudo certo.
Em Camobi consegui abastecer e chegar em casa.
Devo ter mais sorte do que juízo. E o Arsénio, com certeza, quando ler isso, vai dizer: Gajas a conduzir...(neste caso tem toda a razão...rssssssssssssss)

O Rodrigo, a Daiane e as crianças me esperavam já na frente do prédio onde moram, prontos prá vir prá Santiago.
Meu Deus, como estão lindas estas crianças!
Parecem uns anjinhos.
A Luísa, toda mocinha, de vestido rosa e cheia de tic tacs no cabelo, combinando tudo. Ela agora é que escolhe as roupas. A moça é cheia de personalidade. E o Francisco, um homenzinho mimoso, sorridente e fofo. Não me canso de olhar pros dois. Tão lindos.
Tinham presentes prá mim, ela e o Francisco. Uma camiseta da Nação Colorada, dos Colorados de Santiago e uns sabonetes de limão da Natura, que eu amo de paixão e só há no Brasil.
Fomos almoçar e depois rumamos a Santiago.
Sento no banco de trás, no meio dos dois. E viajamos de mãos dadas, os três. O Mano de anel no dedo, um anelzinho de menino que ganhou do vovô Arsénio, de quando tinha a mesma idade dele.

Em Santiago, as gurias já estavam à espera. Durante o caminho ficaram ligando. Saudade desta gurizada.

A Yasmin na porta, ao colo da Raquel, é a criança mais sorridente que já vi. Ela é mesmo risonha, a cara de uma criança toda feliz.
Logo chegam a Carol e o Lucas.
Abraços e mais abraços, beijos e carinho. Estive aqui em outubro, mas parece uma eternidade.
O que mais me custa, estando longe, é não poder curtir mais a gurizadinha, que a cada vez que venho está mais cheia de novidades.
Fico com a sensação de estar perdendo o melhor deles.

Estamos reunidos. Só faltam o Gabriel e a Rê.
Ainda bem que existe Internet, assim conseguimos estar também com eles.
Logo mais é issso que vamos fazer.

sexta-feira, maio 28, 2010

Em Porto Alegre.









Cheguei ao Salgado Filho perto da uma da tarde.
Surpresa boa, meu irmão Ricardo à minha espera. E a amiga Estela Castilhos, com a filhota Camila. Gente mais querida.
Fomos almoçar com a Dilza e com a Susana e ficamos de conversa o resto da tarde.
Ontem era o aniversário das gurias, Estela e Susana.
Fiquei muito contente de poder estar com elas e comemorar com esta família, por quem tenho grande admiração e amizade.
O almoço tava uma delícia e o papo com as amigas melhor ainda.
Momentos realmente bons.

O Ricardo tá indo prá Salvador amanhã, sábado, prá uma consulta médica, mas volta logo.Fico com ele até o embarque e depois me toco prá Santa Maria, prá ver a gurizada. Já tô roxa de saudade.

Hoje estamos em Gramado, eu e Ricardo, viemos ontem à tardinha dar uma olhada na serra. Devemos voltar hoje à tarde prá Porto Alegre, pois ele viaja prá Bahia amanhã muito cedo.
Aqui chove, contrariando a previsão meteorológica.
Acordei com o barulho da chuva, eram quatro da manhã. Ainda levo uns dias prá me habituar ao fuso, estou quatro horas à frente. À noite tenho sono muito cedo e acabo indo dormir com as galinhas. Semana que vem já me integro. Prometo.

Voando

...

quarta-feira, maio 26, 2010

BRASIL, aí vou eu!

Hoje é que vai ser.
Passo a noite sobre o Atlântico, a voar para o meu Brasil.
Se Deus quiser, já amanhã vou dar uns abraços cheios de saudade nas pessoas queridas da minha vida.
Um pedaço do coração fica em Portugal.
A vida é assim, alma dividida.
Mas andar é preciso e faz muito bem.

CARLOS SANTANA é como o vinho. "Supernatural Santana - A Trip Through the Hits"



Carlos Santana, aos sessenta e dois anos que parecem ter passado ao largo, já vendeu mais de cem milhões de cópias de discos e atravessou gerações com o som característico da sua guitarra. Tem mais de 45 álbuns editados e dez Grammies no currículo.
O músico mexicano foi pioneiro na fusão do rock com o jazz e com os ritmos latinos. Em 1969, o seu tema Soul Sacrifice foi um dos pontos altos do Festival de Woodstock.
Quem de nós, na faixa dos "enta" não identifica uma música do Santana logo no primeiro acorde? Esta batida inconfundível e vibrante acompanha-nos pela vida afora.
Um espetáculo prá lembrar, digno da grandeza de Carlos Santana, foi o que vimos ontem.
Pavilhão Atlântico lotado, gente animada, cheia de energia da melhor e super dançante.
No palco, energia pura, em doses generosas, e muita qualidade musical.
Em cena, um Santana místico, amoroso, vivo!
Com ele, dez grandes músicos, entre os quais Raul Rekow (percussão), Dennis Chambers (bateria) e Tommy Anthony (guitarras).
Foi mesmo uma noite em grande, onde estavam presentes pais, mães e filhos.
E não vi ninguém parado.
Saimos de alma lavada.
Vida longa, mas mesmo muito longa, Santana!
O mundo merece.

domingo, maio 23, 2010

Domingo de preguiça e malas.

O sol acordou resolvido a brilhar lá fora. Ou fui eu que acordei disposta e vê-lo de outra forma.
Enquanto preparo o açaí com banana da ordem, tento enfiar em duas malas de vinte e três quilos o que é preciso levar para o Brasil. Há sempre quilos a mais e malas a menos. Não sei porque.
Semana que vem tô zarpando. Ou melhor, voando.
Alegria de estar indo ver a família, que a saudade dói sempre e muito.
Um certo aperto em deixar o gajo, que fica aqui meio sozinhão por uns dias. Mas que depois também vai, conhecer o inverno do sul do sul do Brasil.
Quando a gente conta aqui, ninguém acredita que no Brasil também faz frio.
Os europeus acham que Brasil é nordeste, sol, biquinis, caipirinha, bundas e muita festa.
Êta Brasil!

domingo, maio 09, 2010

BENFICA é CAMPEÃO!


Afinal, nada de novo.
Benfica Campeão de Portugal.
A cidade, pelo menos no que toca à torcida vermelha, está em polvorosa.
Parabéns aos benfiquistas.
Ano que vem tem mais.

sexta-feira, maio 07, 2010

Sobre o Amor, este sentimento profundo e verdadeiro.




Cada vez mais acredito que o Amor é o único sentimento capaz de mudar o mundo.

Na Focus de número 549, que circulou aqui em Portugal na semana de 21 a 27 de abril de 2010, páginas 106 e 107, li uma das matérias mais bonitas de sempre e que talvez explique o carinho e apreço que grande parte de nós teve, tem e sempre terá pelo senhor polonês de nome Karol Wojtyla, mesmo que só estejamos a saber da história agora. Vem assinada por Margot Zeslawski/FOCUS MAGAZIN (traduzido por Cláudio Castro).

O título:
O amor não é pecado.
O Papa João Paulo II teve uma "relação" com Wanda Poltawska toda a vida, a qual acaba de publicar a correspondência - para choque dos mais fiéis.

"Eu quero andar de mãos dadas contigo por um bosque bonito".

Durante mais de 50 anos Wojtyla e Poltawska trocaram cartas, por vezes até diariamente. Ela era uma médica de Cracóvia. Tinha participado na resistência, fora torturada pela Gestapo e levada para o campo de concentração de Ravensbrück, onde foi vítima de experiências médicas que lhe causaram dores para a vida inteira.

Em 2005, Wanda Poltawska esteve no leito de morte do Papa. Lá, perguntou-lhe se deveria queimar "aquilo tudo". Ele respondeu: "Seria pena".
No livro de 600 páginas, a senhora agora com quase 90 anos publicou apenas uma pequena escolha das cartas e entradas de diário referentes aos dois.

"É claro que era amor e na sua forma mais pura" afirma o padre Adam Boniecki, chefe da redação da revista Tygodnick Powszechny de Cracóvia.
Muitos dos leitores concordam. A maioria gosta que o livro retrate a Papa como um homem de carne e osso.

O livro:
Beskidzkie Rekolekkjie (Memórias de Beskidzkie) de Wanda Poltawska.


Quatro dias após ter se tornado Papa, Wojtyla escreveu-lhe numa carta de três páginas: "Tu sabes que eu só penso em ti. (...) Minha querida Dusia! Tudo o que se passou fica guardado em mim e tu também o deves guardar. (...) Eu continuarei a andar contigo, dia após dia. (...) A piedade de Deus é mais forte que as nossas fraquezas."
João Paulo II nunca mais regressou às montanhas que tanto amava e onde passeou e orou durante anos com Wanda. Pedia à sua Dusia para lhe descrever os locais, perguntava por todas as pequenas coisas. "Enquanto lá estiveres", diz João Paulo II a Wanda, "nunca estarás sozinha, eu também estarei sempre lá".
No seu livro, Wanda Poltawska escreve: "E por este motivo regresso sempre a este local. Irei sempre fazê-lo, enquanto tiver forças."




Não consigo dizer muita coisa sobre, além de sentir. Fiquei emocionada.
Sempre tive uma admiração profunda pelo Papa João Paulo II.
Depois disso, o carinho ainda é mais especial.
Ele sim, era o nosso Papa!



Mais detalhes: http://blog.bibliacatolica.com.br/igreja/joao-paulo-ii-uma-mulher-e-muitas-cartas/#more-1270

Por aqui...

Como é de se supor, o assunto do momento é a crise mundial, com maior enfoque na Grécia e em Portugal, passando pela Espanha, Itália e até Irlanda, dentro da Comunidade Européia como um todo. Com a Grécia em estado de perigo, Portugal entrou na rota do pessimismo e o assunto que mais se comenta é a bancarrota iminente.
Hoje pela manhã assisti a um programa interessante na TV onde, afinal, consegui ratificar o que eu já pensava. Não sou especialista em nada, muito menos em economia, mas sempre tive a sensação de que por aqui não há muito o que se ver em termos de produção. E ainda há menos em termos de empreendedorismo. No meu quase nenhum entendimento, a economia portuguesa é bastante dependente do Estado, o país apresenta baixa produtividade, uma crescente taxa de desemprego, a mentalidade dos empresários é controversa e peca pela falta de modernidade e a escolaridade média fica muito abaixo dos outros países integrantes da União Européia. Não sei se por isso, ou por outros tantos fatores, torna-se um alvo fácil às especulações do mercado financeiro.
Os jovens têm medo de se lançar a novos empreeendimentos, sob a alegação de que já não há subsídios e o custo é muito alto, inviabilizando as empresas.
Não vejo quase indústrias, vejo inúmeros produtos importados à disposição dos consumidores.
E vejo um grande endividamento da população, que recorre a empréstimos bancários para tudo: aquisição de moradia, veículos, aparelhos eletroeletrônicos e um sem números de bens de consumo, dívidas contraídas que parecem estar acima da capacidade de pagamento de cada um.
Prá piorar, a população está envelhecendo e a taxa de natalidade é baixa. Ouço por aqui que ter filhos é caro, inviável nas atuais condições e que, entretanto, há outras prioridades.

Sinceramente, não sei o que pensar.
Mas esta é a minha visão, não está amparada por nenhuma pesquisa ou sequer baseada em estatísticas. É apenas fruto da minha observação e de algumas coisas que leio, vejo e escuto aqui e ali.

De coração, gostaria de assistir a uma grande mudança, alguma espécie de resgate, que viesse colocar Portugal em lugar de destaque dentro da Comunidade Européia.
Portugal é um país lindo, cheio de sol, aqui há segurança, o clima é ótimo, o mar dá bom peixe, a terra é boa, as tradições estão preservadas, os turistas adoram, há um grande potencial que poderia ser bem canalizado, e eu acho que há solução.
É uma questão de VONTADE e, sobretudo, de ATITUDE.
Ontem já era tarde.

..................................................

De resto, Portugal se prepara e enfeita para receber o papa Bento XVI. A poucos dias da chegada do Sumo Pontífice ao país, não há jornal, revista ou canal televisivo que não esteja exaustivamente focado no assunto, o que de certa forma vem a calhar. Em tempos de crise, há que se dar o litro em cenários mais amenos. Isto acontece desde que o mundo é mundo.
Nada contra a expressão da fé.
Sou uma pessoa extremamente crédula, tenho mesmo fé. Acredito em Deus e faço orações diariamente. Prá pedir, prá agradecer, prá me sentir em paz.
Com relação à Igreja, seja ela Católica ou qualquer outra, tenho prá mim que é preciso haver uma grande transformação.
Sempre me pareceu que o verdadeiro sentido da vida é estarmos neste mundo por algum motivo muito superior, qual seja sermos solidários, amarmos ao próximo acima de todas as coisas e por aí vai. Com isso devem vir os valores como respeito, verdade, verdade, verdade e verdade!
Mais nada.
É nisso que deveríamos estar focados, em qualquer canto mais escondido do mundo, independentemente de visitas papais.

................................................

O outro assunto, não menos importante sob o ponto de vista especialmente masculino, com algumas exceções significativas ( as mulheres benfiquistas são poderosas!), é saber se o BENFICA vai ou não vai ser campeão português neste ano.
E este é o que provoca as discussões mais acaloradas. É este que, para os mais ferrenhos adeptos, seja de que time for, realmente importa.
Querem lá saber da crise, muito menos do Papa.
No final de semana é que tudo se decide. Domingo é o dia D.
Cá entre nós, eu preferia que o Braga fizesse a festa no Estádio da Luz, aqui em Lisboa.
Mas ele precisaria ganhar prá isso acontecer. E ao Benfica basta um empate.
Paciência (que por acaso é o sobrenome do técnico Domingos, do Braga)

De qualquer forma, a minha opinião não deve contar. Sou Sportinguista...
E dá-lhe Sporting!
Se Deus quiser, ano que vem a gente emplaca.
Ah...pois é.

quarta-feira, maio 05, 2010

Iordanov


Ivailo Iordanov é o homem do dia em Alvalade. O antigo jogador do Sporting vai ser homenageado no reduto dos leões, numa partida agendada para as 20:30 horas . Na festa do ex-futebolista vão estar figuras como Sá Pinto, Acosta, Figo, Oceano, Pedro Barbosa, Vítor Baía, Jorge Costa, Rui Costa, Pauleta, Fernando Couto, Kostadinov e Stoichkov .

Iordanov, jogador búlgaro, deixou os campos em 2001, após 10 anos defendendo as cores do Sporting e de uma carreira recheada de momentos marcantes, que o tornaram um símbolo de tenacidade e obstinação, mesmo depois de ter-lhe sido diagnosticada esclerose múltipla.
"Para mim o Sporting será sempre sagrado. Por isso gostava de ver Alvalade cheio. A receita será toda para doar a instituições de caridade, mas significava muito ter uma última noite com todos aqueles que me apoiaram". (Iordanov)

Nós, o Arsénio e eu, como bons sportinguistas, vamos estar lá, sim senhor!

domingo, maio 02, 2010

DANIELA MERCURY na OVIBEJA - Absoluta!


Palco e platéia. Lindo!

Cena bonita de mãe e filha. Giovana é uma das bailarinas do espetáculo.

O sol!

Ritmo e harmonia.

Malícia, sensualidade e graça.
Uma mulher cheia de energia, beleza e musicalidade.
E que bem parece uma menina, aos 45 anos.
Milhares e milhares de pessoas assistiram ontem à noite ao show desta baiana, que brincou de fazer música, com todo o talento, sensualidade e graça que são peculiares à mulher brasileira.
Valeu tudo!
Cenários, bailarinos, banda, luzes, cores, ritmo, alegria, axé e muita, muita energia prá dançar, pular, correr e encantar por cerca de duas horas.
Tenho a impressão que Beja toda estava lá. E não só. Beja e a região. O Alentejo todo esteve lá a homenagear esta figura tão querida deste povo.
Emocionante!

O Kuduro, diretamente de Angola. Ritmo angolano e gênero musical.
A menina Daniela.
Homenagem ao Rock de Portugal e do Brasil.
Cor!

27ª OVIBEJA


Pães e enchidos.

A estrutura.

As carnes do Alentejo.

Sócrates, Primeiro Ministro de Portugal, visitando a Ovibeja.

Ovelhas recém tosquiadas aqui mesmo na feira.

As ovelhinhas, símbolo da feira.
Os bovinos de cá.

Tradição cultural.

Muitos chapéus, adoro!
Tá bem, tá...

Dooooces...

Fazem ração de vários tipos com o bagaço da azeitona.

Mel de rosmaninho.


Mais dooooooooces.


Enchidos e sandes de pão saloio com presunto e queijo. Presunto é presunto, tipo o de parma. O nosso presunto, cá, é fiambre.


As famosas tasquinhas

As Marias.

De novo, as Marias.

Desenvolvimento do Alentejo.


Cão Rafeiro, raça portuguesa, o cão pastor do Alentejo.