sexta-feira, setembro 18, 2009

Em Santiago, com os filhotes à volta.

Alegria, alegria!
Filhos, netos, a família, os amigos.
É tão bom rever as pessoas do coração.
Bom mesmo seria poder juntar todos em um só lugar. Daí era completo. Enquanto isso não é possível, vamos nos dividindo em pedacinhos, tentando ser presença aqui e ali.
Faltam o Gabriel e a Rê.
E falta o Arsénio, que ficou a trabalhar.
A gente tem sempre que ter uma saudade...não adianta.
Fazer o que?
A vida é assim...

quarta-feira, setembro 16, 2009

Em Santa Maria, enchendo a gurizada de abraços.

Cheguei ontem à tardinha.
A viagem foi boa, embora se viaje mais dentro do Brasil prá chegar até aqui, do que propriamente atravessando o Atlântico. Foram quase quatro horas de avião entre Salvador e Porto Alegre, com escala em Curitiba, e mais quase quatro prá vir de Porto Alegre até Santa Maria, no ônibus da Planalto. Mas os dois trechos foram super tranquilos, sem qualquer sobressalto.
Na chegada em Santa Maria, o quarteto esperando na rodoviária. A Luísa vestida de prenda, reverenciando a tradição farroupilha, mais o Francisco, o Rodrigo e a Daiane.
Coisa boa dar um abraço bem apertado e encher de beijos os filhotes e os netos. Não tem preço. Na quinta devo estar indo prá Santiago, ver as minhas guriazinhas, que a saudade é grandona. E depois a mammy, os irmãos e os amigos.
Momentos prá guardar no coração e curtir a pleno.

segunda-feira, setembro 14, 2009

Um pedacinho muito querido da família


Um lar aconchegante, onde as pessoas nos recebem de braços e coração abertos.

Meu mano e minha cunhada querida.
Como Tato, o sobrinho.
Meus sobrinhos Nandinha e Tato.

A dupla do barulho.

Café da manhã com as estrelas...
Parceria, sempre.
A vinda a Salvador, indo pro sul, foi prá dar um oi e passar umas horas boas com o meu irmão e a família, já que prá gente se juntar sempre custa um pouco, estando cada um em um canto.
Comer um camarão, saborear uma tigela de açaí como só existe aqui, e se deliciar com o sol, com a praia e a alegria dos baianos, sempre é muito bom.
E estar entre as pessoas queridas, com certeza, não tem preço.

Cenas de vôo


Saímos de Salvador, rumo à Arembepe, mas no caminho o Ricardo resolveu voar perto da Costa do Sauípe.
Prá mim, tudo novo.
O combinado era eu fotografar a saída dele, depois eu iria encontrá-lo (fazer o resgate) perto de Arembepe, dirigindo o carro dele.
A montagem da "jeringonça" normalmente é super fácil, mas a gaja resolveu se fazer de rogada e então, botar em funcionamento foi uma novela.
Depois de sacudir, mexer aqui e ali, apertar, desapertar, fechar, abrir, vazar gasolina, tornar a pôr, finalmente estava pronto para decolar, o meu irmão pássaro.
Aí faltava vento.
Mas ele é teimoso e foi na insistência que se pôs no ar, numa decolagem louca de bonita.
Lá em cima, era só risos, parecendo criança, o meu irmão. Voando, voando, fazendo piruetas, dando rasantes e voltando a subir. Fico tonta a fotografar, tal é o movimento lá em cima. Mesmo assim, rendeu mais de quatrocentas fotos.
Fiz aqui uma seleçãozinha, prá que vejam.
Foi um vôo bonito e a aterrisagem perfeita.




No final da função, uma aguinha de coco, prá relaxar e matar a sede.
Adorei dar uma de papparazzi.
De resto, voar é com os pássaros.

Estou chegando, estou chegando, devagarinho...

Em Salvador até amanhã de manhã, curtindo a companhia da minha cunhada e amiga Marly, do Ricardo (meu irmão passarinho) e dos meus sobrinhos Nanda e Tato.
Muito bom.
Longas conversas, camarãozinho esperto, passeio à beira-mar.
Neste momento nos preparamos prá uma reportagem sobre vôo em paramotor, lá em Arembepe.
Pelos vistos, serei eu o "resgate".
Tudo a aprender. A ver vamos.
Bora lá.
Depois posto as fotos.

***********************************
Acordei às cinco da manhã e fui bater uma foto do dia, que entrava pela janela do quarto. Espetáculo.
Decididamente, ainda não me habituei ao fuso.
Li todo "No Teu Deserto", do Miguel Sousa Tavares.
Amei.


***********************************
Gurizada querida, amanhã pela tardinha tô chegando a Santa Maria, se Deus quiser. Rodrigo, Daiane, Luisinha e Mano, tô louca prá encher vocês de beijos e abraços bem apertados. E de quinta em diante, Santiago, prá ver de perto a barriga grandona da filhota Raquel, o sorriso da Carol e de todas as pessoas queridas da minha vida.

domingo, setembro 13, 2009

Em São Salvador da Bahia, vixe!

Desde ontem à noite.
Uma ótima viagem no avião da TAP.
Já tô aqui, pronta prá comer uma tigela de açaí e tudo o que tenho direito.
Por enquanto, vamos caminhar na praia, eu, Marly e Nanda, enquanto me acerto com o fuso.
Beijo, gente!

quinta-feira, setembro 10, 2009

Farm Ville à parte...um pouco do meu trabalho não virtual.



É verdade que este brinquedinho (Farm Ville no Facebook) têm nos tomado grande parte do tempo que seria de lazer. Mas já estamos mais calminhos, vamos lá uma vez por dia, no máximo duas. E não mais.
Promessa.
O ombro agradece e também promete parar de doer.


Gente, tempos de correria na Abraço.

Nesse meio tempo estivemos envolvidos com a Mostra Internacional de Teatro de Oeiras - MITO (http://www.mito-oeiras.com/oeiras.html) , um evento que está tendo neste ano a sua primeira edição e, ao que parece, tem tudo prá deslanchar, se a Câmara Municipal de Oeiras não se arrepender. Lo que pasa es que neste ano completaram 250 anos e é tempo de eleições em Portugal. Acho que não preciso dizer mais nada, mas quero crer que estou super enganada. Tomara. Porque o evento está valendo cada tostão investido por eles.
A Abraço esteve como parceira, nos dias das peças dos grupos de Moçambique e São Paulo, que tinham como tema a SIDA e seus desdobramentos. Montamos banca e fizemos parte. Foi muito bom. Esperamos muito sinceramente que nos convidem sempre. E além disso, gostamos muito de trabalhar com o Luís Alves, responsável pela divulgação e assessoria de imprensa da MITO, e com o pessoal da equipe de produção.


Também inauguramos na Galeria da Abraço uma nova exposição de fotografias, a AREALVA, dos artistas José Francisco e Pedro Rolo. Um trabalho interessante e super criativo.


A semana foi de reuniões e avaliação de projetos para os próximos meses. Já temos agendada para 15 de outubro a inauguração de uma nova exposição de fotografias, desta vez do renomado fotógrafo Ricardo Quaresma Vieira (www.ricardoquaresmavieira.com), que promete ser totalmente inovadora.


Na semana passada tivemos a gravação de uma entrevista com a Margarida Martins (Presidente da Direção da Abraço e fotógrafa das boas) prá TV RTP2, lá na Galeria. Fui ajudar na produção.
E fiz algumas fotos prá registrar.


Margarida Martins com a equipe da RTP2
Intervalo prá um papo com a Zeza e o Milton (colegas da Abraço)
Fotografias da Exposição da Margarida Martins (minha chefe) sobre Marrocos. No próximo dia 1 de Dezembro, quando se comemora o Dia Mundial da Luta contra a SIDA (AIDS) será lançado o livro Escrita de Luz, Ponte de Afectos, que está um espetáculo.
A Exposição foi só uma mostra muito pequena do belíssimo trabalho da Margarida. E em dezembro volta com força total à Galeria da Abraço. http://www.galeria.abraco.pt/exposicoes/2009/ponte_de_afectos/exposicao-ponte_de_afectos_texto.php

A Zezinha, moça da Galeria (colega)
Leonor E Zeza. Colegas.

Também estamos fechando parceria com a Presentes. pt (www.presentes.pt), que faz um excelente trabalho na divulgação de inúmeras empresas portuguesas. A Abraço ganhou de presente um espaço no site deles. Bom demais. E ainda vem aí uma campanha de Natal, com cartões presente. Show!

Se quiserem saber mais sobre a Abraço, ONG em que trabalho com muito carinho, como voluntária em tempo quase integral, na área de marketing, é só entrar aqui: http://www.abraco.org.pt/. Por aqui se vai também ao site da Galeria da Abraço.


No mais, hoje ando de um lado para o outro, tentando organizar as coisas prá viajar, fazendo o possível e o impossível para arrumar dentro de duas malas de 23kg tudo o que quero levar para o Brasil. Uma vez podíamos carregar duas malas de 32kg, na TAP. Agora são duas de 23kg. Mas também não resolve muito, nos vôos domésticos, no Brasil, só se pode levar UMA de 23kg e mais uma bagagem de mão. Portanto, de uma delas devo pagar excesso, com certeza, assim que voar de Salvador prá Porto Alegre. Na volta não será preciso, espero... os presentes ficam com os meus queridos (filhos, netinhos, mamãe, irmãos e amigos) e eu não faço planos de trazer muitas lembrancinhas, na volta.
Será?
Logo se vê...
Embarco sábado para o meu Brasil brasileiro, já com saudade das pessoas do meu coração, que deixo aqui, mas com muita vontade de ver nascer a minha netinha mais nova, a Yasmin, e dar uns apertados abraços nos filhotes, na mammy, nos irmãos e na família toda.

segunda-feira, setembro 07, 2009

Minha amiga Judite Nicola,

Vou lembrar sempre de ti com aquele grande sorriso, teu jeito divertido, tuas tiradas espirituosas, das palavras carinhosas, todas as coisas boas que deixas em nosso coração.
Uma pessoa iluminada.
Talvez não soubesses da admiração que sempre tive por ti, nem do valor que tinha para mim a tua amizade. E terá sempre.
Estar em Santiago e encontrar com vocês, contar as novidades, falar dos filhos, ouvir música. E brincar de fundar partidos (o meu era o PH, que por acaso ou não, hoje existe).Sempre me deste tanta força, foste interessada nas minhas batalhas e nas minhas vitórias. Vou sentir a tua falta, quando estiver na terrinha.
Estou triste.
Um dia um amigo escreveu:
"Pessoas assim não moram em casas, habitam o coração dos amigos, vivem nas canções, são inspirações que ensinam prá gente o que é viver".
Deus te receba e cuide, amiga.
Vai em paz.
Nós, por aqui, só temos a agradecer a tua presença em nossas vidas e lembrar de tantas coisas lindas que nos ensinaste.
Obrigada, de coração.

Já tenho saudade.

domingo, setembro 06, 2009

FESTA DO AVANTE 2009

Mais uma grande festa, coroada de êxito, super colorida e cheia de gente bonita, alegre e sorridente.
Vou postar aqui umas fotos, depois conto-lhes como foi.