sexta-feira, março 19, 2010

III Congresso da CPLP - VIH/SIDA.IST



Terminou hoje o III Congresso da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, sobre VIH/SIDA*IST, aqui em Lisboa, do qual participamos, enquanto ABRAÇO e como representantes da sociedade civil.

Foi uma experiência muito rica e interessante.






A CPLP é formada por oito países de língua oficial portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste e foi criada a 17 de julho de 1996, a partir da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, ocorrida em Lisboa. A princípio, com 7 países, já que o Timor Leste passou a fazer parte a partir de 20 de maio de 2002.



Tem um propósito comum, que é o de projetar e consolidar, no plano externo, os especiais laços de amizade entre os países de língua portuguesa, dando a essas nações maior capacidade para defender seus valores e interesses, calcados sobretudo na defesa da democracia, na promoção do desenvolvimento e na criação de um ambiente internacional mais equilibrado e pacífico.


As ações desenvolvidas pela CPLP têm objectivos precisos e traduzem-se em diretivas concretas, voltadas para setores prioritários, como a Saúde e a Educação. Para tal, procura-se mobilizar interna e externamente esforços e recursos, criando novos mecanismos e dinamizando os já existentes. Neste esforço, são utilizados não apenas recursos cedidos pelos governos dos países membros, mas também, de forma crescente, os meios disponibilizados através de parcerias com outros organismos internacionais, organizações não-governamentais, empresas e entidades privadas, interessadas no apoio ao desenvolvimento social e econômico dos países de língua portuguesa.


O III Congresso sobre VIH/SIDA.IST aconteceu entre os dias 17 e 19 de março e tratou de assuntos importantes ligados à luta de todos os países participantes, no sentido de combater o mal e de melhorar a vida das pessoas infectadas e afetadas pela doença.


Pontos altos do encontro:

- A quantidade de participantes, representantes de todos os países envolvidos;

- a qualidade das intervenções e dos painelistas;

- o funcionamento do evento como um todo, em termos de estrutura, organização e resultado prático;

- a possibilidade de grande interação entre as pessoas e países presentes e, sobretudo

- A oficialização da Rede de Investigação e Desenvolvimento em Saúde para combater o HIV/SIDA e outras infecções sexualmente transmissíveis - RIDES -SIDA . IST, mediante acordo assinado no dia de hoje (19/03) e

- O reconhecimento e inclusão da Rede +PLP, que representa a sociedade civil, como membro da CPLP.

O próximo encontro deverá ter sede em Moçambique, em 2012. Até lá esperamos que muito trabalho seja feito no sentido de que os resultados então apresentados sejam mais animadores do que o que ora se viu, durante os três dias de reuniões, palestras, apresentações, plenárias e work shops aqui desenvolvidos.

Nenhum comentário: