sábado, junho 27, 2009

E a gripe A...

Segundo algumas projeções, a gripe A deve atingir 25 % da população em Portugal.
Não sei se sim ou se não.
Vai saber...

Em todo o caso, a VISÃO do dia 25 de junho apresenta um Manual de Sobrevivência para a epidemia de outono.
É um kit.
Uma lista de produtos a ter em casa, na eventualidade de se ficar de quarentena.
Comida enlatada, barras proteicas, cereais e frutos secos, nozes, bolachas, sucos, água engarrafada, comidas para bebês (no caso de tê-los). É também aconselhável ter uma reserva de medicamentos para os doentes crônicos, como termômetros, antidiarréicos, antipiréticos, vitaminas, soro, álcool, além de outros bens como sacos de lixo, fraldas e lenços de papel. (Visão)

Aqui em Portugal está sendo providenciada vacina para o vírus.
Mas, segundo orientação da OMS, será administrada num primeiro momento apenas para uma lista preferencial: grávidas, diabéticos, cardíacos, crianças com menos de 5 anos, especialmente as menores de 2 anos. Profissionais de quem depende o funcionamento do país-como os da área da saúde, da proteção civil, dos serviços de eletricidade e de abastecimento de água também estão na lista.
Todos os países deverão cumprir essas recomendações, iniciando a imunização em outubro, em duas tomas, com um intervalo de duas semanas. Como o vírus é novo, só assim se consegue uma resposta imunológica eficaz.

Ainda segundo a matéria da Visão, à medida em que se conhece a história clínica das vítimas mortais, percebe-se que o vírus é mais benigno do que se previa. Todos os que não resistiram sofriam de patologias crônicas como diabetes, problemas cardíacos, entre outras.

Por enquanto, o vírus é sensível ao Tamiflu e ao Relenza, mas não se sabe ainda muito bem o rumo que o vírus irá tomar, pode evoluir para a resistência aos antivirais, o que não implica, forçosamente, que venha a tornar-se um organismo mais virulento. Por isso o importante é retardar ao máximo a disseminação do vírus, evitando a concentração de casos num mesmo momento e possibilitando a assistência médica a todos os infectados.

O contágio se dá essencialmente através das gotas expiradas pela respiração. Os olhos são também uma porta de entrada do vírus.

É importante lavar as mãos com muita freqüência, além de estar bem alimentado, manter um bom nível geral de saúde, fazer exercício físico e ser feliz.
Não há melhor receita para manter o sistema imunológico a funcionar em pleno.

Nenhum comentário: