quinta-feira, junho 11, 2009

E amanhã é dia de ver as Marchas de Lisboa!





Os bairros, com suas belas marchas, vão descer a Avenida Liberdade, entre Marques de Pombal e Restauradores, e fazer a alegria dos lisboetas, na noite de Santo António, doze para treze de junho. Uma tradição que começou em 1932 e segue até os dias de hoje.
Para nós, brasileiros, parece uma espécie de Carnaval sem ser carnaval, um concurso com vencedores e vencidos, mas o que realmente importa é divertir-se e brincar, porque a festa não se resume ao desfile. Por todos os bairros há sardinhas assadas na brasa e caldo verde, tradicionais para os portugueses.
Participam os bairros emblemáticos de Lisboa, como Castelo, Madragoa, Alfama, Bica, Bairro Alto, Ajuda, Alcântara, Alto do Pina, Benfica, Campo de Ourique, Campolide, Carnide, Graça, Marvila, Mouraria, Olivais, Penha de França e São Vicente. Neste ano estarão presentes também Belém e a Baixa.
As roupas e as alegorias são belíssimas e super coloridas.
Eu nunca assisti ao desfile na avenida. Fui uma vez vê-los no Pavilhão Atlântico e nem vi todos, apenas uma noite. Achei um espetáculo.
Amanhã vamos reunir uma turma prá ir ver.
Dizem que vai à madrugada.
E que o melhor é perder-se pelas ruas de Lisboa e mergulhar no clima da festa, com seus aromas e decoração das casas, das varandas, o colorido dos arraiais, que acabam por funcionar como laços de comunhão entre os lisboetas. Come-se e bebe-se uns copos.
Estou curiosa.
Mais informações sobre o evento e sua origem no blog

Nenhum comentário: