sábado, março 31, 2012

EM CASA - FLORIPA



Desde ontem à tardinha.

Um rápido descanso e já começa de novo a azáfama.

Sol brilhando no céu e tempo ameno.

Abril e Maio prometem.

domingo, março 18, 2012

Verdade

É tão bonito ver o que construimos juntos.

www.tributoachicao.blogspot.com . Palavras lindas, minha filha. O que importa é que existe amor e que estamos todos juntos.

sexta-feira, março 09, 2012

A PROPÓSITO, FLÁVIO VENTURINI E MILTON NASCIMENTO JUNTOS, CHEGA A SER COVARDIA. OH...SENHOR, SOU UMA PRIVILEGIADA!

MANHÃ DE SEXTA, CAFÉ, POEMA DE DRUMMOND, CONVERSA COM OS FILHOS, CANAL BRASIL E O FLÁVIO VENTURINI, O RONALDO BASTOS. O LIVRO INFANTIL DA DONA HELENA.

A noite ontem foi de alegria e de viver um momento muito bacana, diferente.

Ter um texto em um livro pode não parecer lá grande coisa prá quem não dá valor prá isso, mas é prá mim. Fiquei feliz, talvez além da conta. Mas sou assim, intensa, um pouco exagerada, até. Estar ali junto com mulheres tão especiais, de gerações diferentes, meninas de todas as idades, foi algo prá lembrar sempre. Reencontrar amigas, pessoas a quem admiro, estar nesta parceria, nada se compara. Eu curto mesmo tudo isso. De verdade.
.............................

Manhã de sexta, manhã de entrega ao que me faz bem.
Falar com os filhos, atualizar os assuntos, dar risada com eles.
.............................
Café da manhã de sexta, na TV o Canal Brasil.
Tinha esquecido do quanto gosto do Flávio Venturini. Ele é mágico. E esta música com a Marina Machado, linda. Não canso de achar que toda a pessoa traz dentro de si um volume tão grande de amor e, que se não coloca prá fora, é capaz de explodir. Alguns conseguem fazer isso o tempo todo, vivendo em contínua explosão pessoal. E nos contagiam. Outros passam a vida a tentar sufocar, reservados que são, com medo de afogar o mundo de sentimento. Há ainda aqueles que viram o amor ao contrário e passam a fazer danos com o lado do avesso dele. Coisa maluca esta coisa do amor.
Mas a música, prá mim, é isso. Puro amor.
.............................

"Itabira é apenas uma fotografia na parede. Mas como dói." como dói, Drummond.
.............................

Manhã de sexta-feira, quando tudo é promessa. Domingo não, domingo é a constatação dos fatos não acontecidos. Mas nem sempre. Às vezes pode ser de surpresas boas. E incansavelmente a gente espera. Todas as sextas da vida.
.............................

Vontade de cantar. Tá faltando cantar. Tá faltando, pois é.
Vontade de escrever um livro inteiro. Vou dar jeito.

Minha mãe, que tem 82 anos, tá escrevendo um. A personagem é uma menina que gosta de andar pelo mundo. Fez os esboços todos dos desenhos que imaginou que o Gabriel pudesse fazer para ilustrar. Já escolheu a capa. Um livro infantil, para crianças de segunda e terceira séries, como ela bem explica. E preocupa-se em usar palavrinhas que elas possam entender. A minha mãe é mesmo este espanto.
As coisas que as mães fazem...


LANÇAMENTO DO LIVRO - INFINITAMENTE MULHER



















quinta-feira, março 08, 2012

ESPERANDO OS AMIGOS E QUEM QUISER PRESTIGIAR O EVENTO...

É hoje que vamos estar lá na Estação do Conhecimento, às 20hs, para compartilharmos de um momento único, especial - Lançamento do livro Infinitamente Mulher, uma coletânea de textos de 55 mulheres santiaguenses de nascimento ou que escolheram Santiago como a sua cidade do coração, com a participação da Adriana Madrid (capa), da Tainã Steinmetz (diagramação) e da Giselle Kolinski Ribeiro (apresentação).
Estou verdadeiramente feliz em poder fazer parte desta iniciativa da Casa do Poeta ( Parabéns Márcio Brasil!) e Centro Materno Infantil.
Vai ser a minha primeira vez em um livro. É uma sensação muito bacana.
A festa começa às 18hs, com muitas atrações.
Confesso que estou super curiosa.
Esperamos encontrar por lá TODOS vocês, nossos amigos queridos, para dividirmos a nossa alegria.
A noite vai estar linda e o evento é aberto ao público.
Vamos lá prestigiar!

quarta-feira, março 07, 2012

Francisco fez cinco aninhos.



É...o tempo passa rápido.

Parece que foi ainda ontem que eu estava ansiosa, lá em Lisboa, no dia do nascimento dele, querendo saber todos os detalhes do que acontecia aqui. Uma emoção muito grande. Algumas horas de espera e depois a alegria de ver a foto de um gurizinho lindo e saudável, enviada pela internet.

Só tenho a agradecer por esta família linda!

Parabéns, menino querido!

Que continues assim, sempre mimoso e feliz.

Beijinho da vó Lolô.

segunda-feira, março 05, 2012

INFINITAMENTE MULHER

Um evento para conferir. Esperamos por vocês!
Grande abraço!




Escritoras de Santiago serão homenageadas no Mulher Nota Mil, dia 08 de março.

O Dia Internacional da Mulher promete ser muito especial em Santiago. No próximo dia 08 de março acontecerá mais uma edição do evento Mulher Nota Mil, promovido pelo Centro Materno Infantil. Desta vez, o evento será em frente da Estação do Conhecimento, a partir das 18h, e contará com diversas atrações: apresentações musicais, sorteio de brindes, corte de cabelo, verificação de pressão arterial, entrega do prêmio de Mulher Revelação e brincadeiras, com a participação de caravanas do interior e dos bairros. O ponto alto será o lançamento do livro "Infinitamente Mulher", produzido em parceria com a Casa do Poeta. A obra reúne 55 mulheres de Santiago que mostram seu talento literário, ajudando a divulgar a Terra dos Poetas. Todas elas serão agraciadas com o certificado de Mulher Nota 1.000.Confira as 55 escritoras que estão participando do livro:
Aldorete Senhorinho Martins
Aline Souza de Souza
Amanda Benvegnu dos Santos
Ana Paula Milani
Ana Paula Sangói Campos
Ana Rauber
Andressa Vieira Obem
Angela Maria Genro
Angélica Erd
Antonia Nery Vanti
Arlete Cecília Tusi Cossentino
Arlete Gudolle Lopes
Ayda Bochi Brum
Camila Canterle Jornada
Camilla Cruz
Clarissa Guerra
Cláudia Inês Larre
Deise Pinto Marchezan
Delina Porto Guarize
Diessica Carlosso Boff
Eduarda da Silva Bittencout
Enadir Obregon Vielmo
Érica Bassin Fumaco
Erilaine Perez
Fátima Friedriczewski
Fernanda Alberti
Gabriela Alberti
Heloísa Flôres
Iára Marlene Mezetti
Ilma Bernardi
Indiara Silva
Janaína Almeida Vargas
Jocimari Lopes do Nascimento
Juliana Rigon
Lígia Rosso
Lilian Ferraz Zanella
Lise Fank
Louise Garcia Machado
Luana Almeida Teles
Luana Diello
Maiara Jantsch
Marla Gavioli Ramos
Marlene Brasil Brandão
Naíse Munhões Quartieri
Nara Bachinski
Nathália Nunes Cogo
Nivia Andres
Nuraciara Xavier
Rozelaine Aparecida Martins
Sandra Ivaniski
Tais Cattelan Boff
Tassiane Kother do Canto
Tatiana Vier
Thays Stefanon Rodrigues
Therezinha Lucas Tusi
Além de Gisélle Ribeiro (Apresentação) Adriana Madrid (capa) e Tainã Steinmetz (diagramação).
O evento tem os seguintes parceiros: Hospital de Caridade de Santiago Uri-Campus Santiago, Hadassa-Escola e Estética, Casa do Poeta de Santiago, Emater Santiago, Ervateira Santiago, Viação Centro Oeste e Márcia Fontana-Site Beebop.

quinta-feira, março 01, 2012

Cronópios, Turco e a moça do caleidoscópio.






Não é nenhum segredo que eu tenho uma certa fixação por instrumentos musicais diferentes, como apitos indígenas, qualquer coisa que faça barulhos inusitados.
Acho que boa parte deste gosto vem do convívio com os amigos Ricardo Freire e Marcelinho Schmidt. O Rica dá vida e som a toda a sensação. E quando não lembra da palavra que quer dizer, lasca logo um "sflings". O som geralmente tem tudo a ver com a "coisa" em si. Impressionante como consegue captar coisas que a gente não percebe. Já o Marcelo anda com o ouvido ligado a todos os barulhos que possam ser colocados em uma composição. Vai batendo nas coisas por onde passa, experimentando o som que produz. Nem os corrimãos das escadas escapam. Se for preciso, volta e bate de novo. Ouve, bate mais uma vez, depois deve colocar em alguma escala lá dentro da cabeça dele. Em Lisboa, atravessando a passagem que vai dar no monumento Padrão dos Descobrimentos, para quem sai do parque em frente aos Jerónimos, levava um pandeiro. Dentro daquilo que é uma espécie de túnel, começou a batucar. O som lá dentro retumbava pelas paredes, dando um efeito muitas vezes aumentado.
Artistas de verdade.

Eu cá tenho os meus gostos, embora não tenha esta criatividade que admiro tanto neles.
E isso dos apitos, chocalhos, invenções sonoras me causam curiosidade e gozo.
No Mercado de Floripa, aquele amarelo antigo ali no centro, encontrei uma caixa com alguns dez apitos diferentes, sons de cantos e pios de pássaros, fabricados pelos indios. O Arsénio comprou a caixa, que o gajo também adora apitos. E eu comprei três muito interessantes, que os meus netos adoram soprar e ouvir o barulho que fazem. Quanto a mim, penso colocá-los em uso em algum show musical um dia desses. Mas também gosto de soprar às vezes, pelo puro prazer de ouvir ou inventar novas formas de tirar sons diferentes.
Noutro dia fui com meu irmão Maurício, a Lia e o Matheus e a irmã Mara almoçar no Pântano do Sul. Na entrada do Arante, aquele bar/restaurante super conhecido e que eu adoro, todo cheio de bilhetinhos colados pelas paredes e teto, há muitas bancas de artesanato local. Artesanato é outro de meus xodós.
Foi ali que encontrei o Cronópios, um argentino "fazedor" de instrumentos musicais, capoeirista e professor de capoeira. Eu quis ver tudo. E acabei comprando mais um chocalho e um outro instrumento que faz barulho de tempestade, com sons de raios e tudo. Um espanto! Conversamos bastante e ele contou da paixão pelo que faz, os lugares onde já morou e outras tantas coisas. Isso também é outra mania minha. Quando compro este tipo de coisas que são importantes prá mim, quero saber de onde veem, como são feitas, quem são as pessoas que as fazem. Só assim faz sentido. Assim, cada objeto tem a sua história.
Nas bancas ao lado, uma moça vendia caleidoscópios e o Turco fazia tatoos de henna.
Adoro caleidoscópios e gosto mais ainda de presentear as crianças com eles. Comprei um para o Matheus, meu sobrinho de dois anos. Estes brinquedos foram parte da nossa infância e acho legal a idéia de passar isso a eles. Hoje em dia os brinquedos são tão sofisticados...não que eu não os ache incríveis, mas também é bom conviver com a simplicidade e magia dos brinquedos antigos.
Não fiz nenhuma tatuagem de henna, dessas que duram só quinze dias, mas um dia ainda faço uma pequenina, de verdade. Ando amadurecendo a idéia.