domingo, agosto 23, 2009

Apesar dos pesares...Allez, Sporting Allez!

Continuo torcendo pelo Sporting.
É aquela coisa bem visceral. Cheguei em Lisboa de time escolhido e acabei assumindo, assimilando. Depois disso, ficou entranhado, como se diz por aqui.
Virei fã.
Mas não cega.
Continuo dizendo:
Não entendo nada de futebol e este blog não é sobre bola.
Ainda mais sendo mulher, esta coisica tão insignificante, futebolisticamente falando.
Não é o que dizem?
Pois...
Mas arrisco alguns palpites e isso é absolutamente fruto da minha cachola.
Cresci ouvindo e vendo meu pai a ouvir, assistir e falar de futebol, diariamente. Sou colorada de carterinha, lá no Brasil, como ele foi. Depois convivi muitos anos com o futebol em Pelotas, Santiago e por tantas outras bandas, no tempo em que o Chico, pai de meus filhos (o termo ex-marido é tão sem significado) era jogador profissional. Jogava no Cruzeiro de Santiago, time em que por acaso começou o Polga a jogar futebol (ainda menino) e de onde o levaram para o Grêmio de Porto Alegre, antes ainda de vir defender o Sporting, aqui em Portugal.

Pois ouvia, prestava atenção aos comentários, observava as posturas. Enfim, não quer dizer que tenha sido uma escola do caraças, mas é como digo, a gente vai assimilando.
E não por acaso o Arsénio, com quem hoje compartilho sonhos (também acho sem significado dizer meu companheiro) é bem fanático por futebol, o que deve querer dizer que entende. Também foi jogador.

Mas calma, gente, é só a minha opinião.
Mais desabafo do que opinião.

O comentário é o de que, jogando tanto tempo juntos, deveriam jogar de olhos fechados, por música, uma vez que não houve grandes alterações na equipe para esta época. Matías Fernandez e Caicedo (que raio de nome é este? Mais sugestivo, impossível).
Pois...de resto, os nossos bons e conhecidos atletas leoninos, que já fizeram chover em outras competições.
Pois então, como eu dizia que ia dizer, cheira-me a barco à deriva.
O time anda sem personalidade, sem forças, não há nenhum jogador que puxe o time e o Paulo Bento parece estar desentusiasmado, desmotivado. Não consegue emocionar a equipe.
Lá no Brasil chamamos isso de RAÇA! Tesão.
Falta TESÃO à equipe como um todo.
E como diz o nosso Roberto Freire (e muito bem dito) sem tesão, não há solução, em livro que fala sobre libertar-se dos bloqueios.
À exceção, sejamos justos, do Miguel Veloso, que tem estado empenhado em mostrar o que sabe, dividindo, correndo, mordendo, em todos os cantos do relvado. E de mais alguns, eventualmente, em um jogo ou outro, mas o que não traduz um desempenho regular e muito menos eficaz, nem individual, nem coletivamente.
Com o Matías, pouco interagem. Tenho a impressão de que quando começarem a dar-se conta disso, talvez o time tenha resultados melhores. Acho um jogador inteligente, habilidoso, que faz bons lançamentos e arma algumas jogadas que poderiam resultar em bola na rede, mas não sei o que falta prá isso acontecer. Ele tem aquilo que eu chamo de explosão, mas ainda não se fez entender ou não está à vontade dentro da equipe. De qualquer forma, tenho muita esperança nele.

Queixam-se da arbitragem ( e não sem razão, há algumas que chegam a ser hilárias, um verdadeiro fiasco), mas isso não chega a ser determinante, a meu ver. Porque os outros vão lá (neste caso, vêm cá) e fazem o feijão com arroz.
O fato é que o Sporting...nem o feijão com arroz. Ou mais portuguesmente falando, não conseguem nem fazer o cozido, quanto mais um prato elaborado.
Falhas básicas, uma quantidade enorme de passes mal feitos, não há efetividade na defesa e a finalização não existe.
Não existe, gente! É sério! A bola não entra nem por decreto.
E agora deram com esta mania de tomar gol logo no início da partida.
Que dureza! Ou melhor, moleza!
Sem falar em algumas insistências do senhor Paulo Bento, que até para qualquer leigo (como eu) resultam gritantes.
Enfim...
Aí me dizem tratar-se de uma postura diferenciada. Que o Sporting prima por formar jogadores, vindos das categorias de base (como foi o caso de Cristiano Ronaldo, do Quaresma, do Nani).
Tá bem, acredito, louvo a atitude e a postura. É uma opção, pronto.
Formados estavam, formados (e muito bem) foram jogar em equipes maiores, Europa afora.
Mas e daí, nós, o que é que temos?
Como concorrer com um Porto da vida, uma esquipe super bem estruturada, com um Benfica que aposta todos os anos em tantos jogadores novos? Como disputar posições em campeonatos europeus, sem ter condições?
É como estar ali por estar, a montar vitrine, apenas. E nem isso.
Uma luta inglória.
A cumprir carnê?
Pois parece.
Nós, os torcedores, inveterados ou não, vamos a Alvalade.
Vamos sim. Só neste mês fomos três vezes.
E gritamos, pulamos, torcemos, rezamos, cantamos, fazemos tudo e mais um pouco. Até cruzamos os dedos, as mãos e as pernas, numa de fazer mandinga contra o possível gol do adversário.
Torno a dizer, a torcida esmera-se.
É verdade!
E o estádio tem estado cheio em todas as vezes.
Os adeptos estão comparecendo e não desanimam, batem palma até nos desatinos, tentando levantar a equipe.
Mas qual?
As vitórias passam mesmo ao lado.
Resta-nos saber o que se passa nos bastidores.
Talvez sabendo, conseguíssemos entender.
Desculpa lá, mas a intenção, por acaso, não é ganhar campeonatos?
Se é sim, é sim, se é não, é não. Tão simples como tudo isso.
Porque, honestamente, causa-me uma certa confusão. A mim e a toda a torcida sportinguista. E não só...

O que sei é que se não houver uma mudança drástica na postura como um todo, só lamento, Adiós tia Chica.

De resto, continuo a torcer pelo Sporting, fervorosamente.
E pensando em tornar-me sócia, com certeza, pois acho fundamental.
Prá podermos cobrar, temos que contribuir.

Allez, Sporting, Allez!

Um comentário:

Graça Pereira disse...

Meu Deus, se isto não é perceber de futebol, vou ali...e volto já!! Melhor que ler a"Bola " ou o "Record". Tudo bem explicadinho ali, na linha... se o nosso Sporting também entrasse na linha é que era bom.Estou contigo: se oa marinheiros não dão, é porque o capitão não presta e assim, o navio não avança. Para mim, há enredo nos bastidores. Só pode! Hoje, ia tendo um colapso quando vi o "verdinho" em 9º lugar na tabela classificativa. O meu filho, que é do Porto, goza-me:"Mãe, é melhor mudares de clube"! Mas eu sou leoa desde que nasci...vim de África!
Quando estiver e ver o Sporting a jogar (próxima 4ªfeira) viu pensar em ti e unir mentalmente as nossas forças e gritar:allez,Sporting,allez! Beijo verdiiiiiiinho Graça