sexta-feira, março 23, 2007

Serra da Estrela

A primeira vez em que estive na Serra da Estrela foi em novembro de 2003. Era outono.
Apaixonante é a palavra.
As cores da Serra da Estrela no outono são algo prá não esquecer.
Amarelos, laranjas, vermelhos alaranjados e um verde que se confunde com todas as outras cores. Folhas pela estrada toda. Como um tapete interminável. Cenário de filmes europeus, sem dúvida. Ou quadros emoldurados por um céu muito azul e nuvens que parecem de algodão.
E a gente vendo tudo pequenininho lá embaixo.
E as aldeias, as montanhas, os rebanhos de ovelhas e seus pastores, os castelos medievais.
Em Belmonte, mais um dos belos castelos. E a casa do navegador Pedro Álvares Cabral, onde fiz questão de posar para uma foto. Afinal, descobriu-nos...dizem... e eu acredito.
O queijo de ovelha da Serra da Estrela, produzido exclusivamente com leite de ovelha da raça Bordaleira, coalhado pela flor do cardo Cinara cardunculus L., planta espontânea característica da Região, que tem como finalidade coalhar a massa que dará origem ao Queijo da Serra. A coalha é posta no cincho, pressionada manualmente até esgotar todo o soro e maturada, durante nunca menos de trinta dias, em câmaras de cura com controlo de umidade e temperatura. Tem a forma de cilindro baixo, abaulado lateralmente e na face superior, sem bordos definidos. De resto, só sei dizer que é dos deuses. Mas só vale mesmo se acompanhado de um bom vinho, coisa que não falta, definitivamente, em Portugal.
Momentos, aromas e gostos inesquecíveis.
Mas há muito mais. O cabrito assado, o Cozido à Serrana e outros maravilhosos sabores do passado.
Volta-se no tempo.
A nascente do Rio Zêzere tem um parque onde o cenário parece de um azul que não sei descrever. Vê-se nas fotos e quase não se acredita.
Sobe-se muito até chegar à Torre, onde em 1817 D. João VI mandou levantar uma torre de 7 metros para completar os 2.000 metros de altitude.
E tinha neve no caminho. Foi quando a vi pela primeira vez. E claro, fiquei feito criança com brinquedo novo. Era uma alegria só.
Ainda há muito mais.
E vou contando, prometo.
Sexta-feira, o destino é a Serra da Estrela, outra vez. Desta vez vamos a Covilhã, Manteigas, Seia, Gouveia...e quem sabe onde a estrada nos levar.
Segurem a curiosidade, porque vale a pena.
Se calhar, devo tirar muitas fotos. E mostro aqui.
Até.

Nenhum comentário: