quarta-feira, outubro 19, 2011

Ruídos na noite

Sem sono numa noite de chuva, ouve-se até as batidas do coração.
Mas só sabe disso quem sofre de insônia. Mesmo dessas ocasionais, que nos visitam de vez em quando.
Há tantos cães latindo à noite...
E carros passando na estrada que fica do outro lado da reserva.
Uma gota insiste em cair compassada, um barulho que parece vir do banheiro. Levanto e vou verificar se deixei algo mal fechado. Mas não.
Olho no relógio do portátil, são quatro e treze em Portugal. Sim, ainda ando pelo horário de lá. Diminuo três horas, por conta do horário de verão, senão seriam quatro de diferença. Só depois é que lembro de olhar no celular. Agora são uma e quinze da manhã, aqui no Brasil. Relativamente cedo. Ainda não dá prá dizer que perdi o sono.
Do lado de fora da janela vem um glub glub, um ruído estranho, como se ali estivesse alguém, ao pé da janela, a sorver um líquido qualquer através de um canudo e depois soprasse de volta, como fazem as crianças pequenas com as garrafas de refrigerante, produzindo bolhas barulhentas. Levanto de novo, acendo a luz externa e espio por instantes. Nada se move, só a chuva.
O ruído cessa e volta o pingar compassado. Descubro que vem da pingadeira junto à janela do quarto ao lado. Sossego.
Passa mais um carro e os cães latem. Depois voltam a deitar a cabeça e tentam continuar o sono interrompido. Uma cena que está na minha cabeça, talvez não seja bem assim lá fora.
Durante o dia não nos damos conta de nada disso, temos outros barulhos a nos ensurdecer e cegar. À noite tudo é mais perceptível e a imaginação trabalha em dobro. Então os ruídos sempre parecem mais assustadores.
Resolvo fazer palavras cruzadas.
O sono há de vir, cedo ou tarde, em meio aos sobressaltos. Há um momento em que a gente, querendo ou não, acaba por se entregar.
Quase esquecia de dizer que também há uns zumbidos de mosquitos. Mas já? Já! Ainda há pouco dei de cara com uma enorme, mais parecendo um helicóptero negro cheio de pernas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Jagunços

Denis disse...

Ô Linda! que bom seu comentário sobre a Irlanda... Brigadissima! Bs.