domingo, fevereiro 07, 2010

Carnaval e camisinhas

Tenho dito por aqui, quando falamos sobre SIDA (HIV), que o Brasil gasta mais em prevenção do que no tratamento em si. Ainda assim, o Brasil é o primeiro país em desenvolvimento a distribuir remédios anti-Aids através da rede pública de saúde, sendo referência latino-americana pelo compromisso político de acesso universal a remédios anti-retrovirais, reforçando a idéia de que, se não houvesse investimento em prevenção, a conta do tratamento seria ainda muito maior.
Não sei, não tenho os dados, falo pelo que leio aqui e ali.
Uma coisa é certa e fica bem clara prá mim, que trabalho dentro de uma instituição que apoia seropositivos em Portugal: nunca li uma notícia dessas por aqui.

GOVERNO DISTRIBUI 55 MILHÕES DE PRESERVATIVOS NO CARNAVAL.

Isto é Brasil.
Ainda bem!
Porque a Prevenção é determinante!

Os números da Aids no Brasil podem ser comparados aos de alguns países ricos, segundo o relatório da UnAids. O número de mortes pela doença, por exemplo, compara-se ao índice da França: 5 por 100 mil habitantes. A razão para os bons resultados, segundo Chequer, é a mobilização do governo e da sociedade civil para o controle e a prevenção da doença. Políticas como a Lei Sarney, que garante o acesso gratuito à medicação retroviral, e as campanhas de educação colocaram o Brasil como um país pioneiro, na prevenção e no tratamento da Aids. "O mundo se encontra longe do patamar adequado de compromisso com o controle da doença, firmado durante a Assembléia Geral da ONU sobre HIV e Aids de 2001, mas o Brasil se mostra avançado em todos os aspectos", afirma o coordenador do braço da Organização das Nações Unidas no Brasil.

Fonte: http://www.soropositivo.org/noticias

Nenhum comentário: